quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O difícil é escolher… (Parte II)

Por abruk do blog JogoEu

Na continuidade do nosso primeiro artigo “O difícil é escolher… (Parte I)“, vamos continuar a falar muito sucintamente de alguns jogos que, eventualmente, virão a ter algum protagonismo na grande montra mundial dos jogos de tabuleiro que é a feira internacional de Essen (20 a 23 de outubro).

Kingdom Builder
Este jogo é o uma criação de Donald X. Vaccarino, conhecido no meio pelo estrondoso êxito lúdico de 2008: Dominion.


O autor tem vivido nestes últimos anos a “ordenhar” o seu sucesso de vendas – Dominion – criando sucessivas expansões para o jogo. Com Kingdom Builder, Vaccarino tenta mostrar ao mundo que sabe fazer mais do que inventar textos para cartas de ação, embora a temática continue a pairar sobre os reinos medievais e seus súbditos.

Os jogadores têm de criar os seus próprios reinados com perícia, de forma a serem o jogador com mais dinheiro no fim do jogo.

Há muita expetativa em relação a este jogo, sendo apontado por muitos como um jogo de compra “obrigatória”.

Alba Longa
Alba Longa é um jogo de colocação de trabalhadores onde os jogadores funcionam como uma espécie de chefes da cidade. O jogo passa-se na Itália dos anos 600 A.C. e onde o objectivo de cada jogador é conseguir que a sua cidade tenha mais de dezasseis habitantes e dez monumentos.


Este jogo foi distinguido em 2009 com a vitória no Concurso Internacional de Criadores de Jogos de Sociedade, promovido pelo Centre National du Jeu em França.

Este jogo merece alguma atenção.

Trajan
Trajan é mais uma criação de Stefen Feld, um prolífico criador alemão, que só à sua conta, arrecadou inúmeras nomeações para prémios internacionais com as suas mais recentes criações, sendo Luna e Strasbourg dos mais aclamados este ano.


Neste novo jogo, lançado por uma editora debutante, a Ammonit Spiele, Feld transporta-nos para a Roma Antiga e coloca-nos no papel de um romano que procura singrar nas mais diversas esferas do poder: política, comércio, influência militar e cultura.

O mecanismo do jogo assenta no princípio do clássico Mancala e há já quem diga que Feld o reinventou com este Trajan. A seguir de muito perto!

The City
The City é um jogo de cartas mas que tem gerado muita curiosidade porque é uma criação de Thomas Lehmann, e porque o autor se inspirou noutro jogo com enorme sucesso comercial – Race for the Galaxy.


As cartas servem ao mesmo tempo de edifícios e de dinheiro e o objetivo do jogo é ser o primeiro a construir uma cidade que consiga gerar 50 pontos de vitória. Mais um exemplo onde um autor tenta maximizar um sucesso antigo dando-lhe um tema novo…

Trench
Trench é um jogo abstrato da autoria de Rui Alípio Monteiro e que irá seguramente criar muito furor em Essen (pelo menos assim o desejamos). O projeto de Rui Alípio Monteiro pauta-se por regras límpidas, uma coerência temática genial, uma jogabilidade contagiante e um conjunto de componentes que para lá do jogo pode muito bem servir de decoração, tal é a riqueza do seu design.


A Runadrake e o Sr. Brinquedo serão os responsáveis pela edição e distribuição deste produto de excelência, made in Portugal!

Ler – O difícil é escolher… (Parte I)

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário