sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mercado Nacional : Passado, Presente e Futuro (parte 2)

Por Carlos Couto

RISK, a versão revisada da Hasbro, umas das novidades. Foto BGG.

MUDANÇA DO CENÁRIO

Com a chegada da Hasbro ao Brasil o mercado finalmente sofreu uma mexida e as grandes empresas (leia-se Grow e Estrela) tiveram que mudar a sua linha de jogos e mesmo que a Hasbro não tenha trazido nada de realmente novo, marcas originais como RISK, Monopoly e Clue finalmente chegaram com a qualidade e padrão de importados.

Angus, primeiras tentativas da GROW de modernizar. Foto BGG.

Essa mexida no mercado fez com que as pequenas e médias editoras nacionais também começassem a investir nos autores nacionais, e nomes como os de André Zatz e Sérgio Halaban, pioneiros nessas empreitadas, começaram a ser cada vez mais cogitados, agora também fora das grandes editoras.

Como bem explica Sérgio Halaban: ‘Essas empresas focadas em jogos de tabuleiros são dirigidas por gente que entende do assunto. Que está empenhada em “revolucionar” esse mercado. Então, ter um jogo publicado por qualquer uma delas é ter a certeza de que seu filinho vai receber o carinho que merece’.

O Pega o Pingüim! da dupla Zatz/Halaban. Foto BGG.

ESTAR PERTO DO SEU PÚBLICO, A CHAVE DO SUCESSO

Esse surgimento de empresas como a Bico de Lacre, Galápagos Jogos, Ceilikan, Hidra Games entre outras também serviu para aproximar os autores do seu público alvo, os gamers.

Utilizando os diversos eventos que foram surgindo pelo país, os autores começaram a realizar testes de seus jogos ainda em estágio embrionário, perceber o que precisava ser mudado e o que o pessoal estava procurando de novo.

YN do Vince Vader, nos primeiros estágios de play-teste. Foto BGG.

Era fácil encontrar pelos eventos no Rio e pelo resto do país (como na FunBox) mesas fechadas especialmente para que os autores pudessem mostrar seus projetos e fazer suas observações a respeito.

(fonte)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário