quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Can’t Stop

Por abruk do blog JogoEu


Sinopse

Jogo que encarna perfeitamente os ditados populares: “quem não arrisca não petisca” e “quem tudo quer, tudo perde”. O objetivo é alcançar o topo de 3 montanhas em primeiro lugar.

Como se joga

Can’t Stop é um clássico de Sid Jackson em que o objetivo do jogo é alcançar o topo de 3 montanhas (simbolizadas por números de 2 até 12). Na sua vez os jogadores recebem os 10 discos da sua cor, 3 marcadores de alpinista e 4 dados.

Em primeiro lançam os 4 dados e em seguida agrupam-nos dois a dois de forma a obter 2 resultados que estarão obrigatoriamente compreendidos entre o 2 e o 12.

Em seguida, e no caso de ser a primeira vez que lança os dados, o jogador coloca os alpinistas que tem na mão, sobre a casa de partida dos referidos números obtidos com os pares de dados (dois resultados que podem ser iguais). Em seguida o jogador decide se quer continuar a jogar ou parar.

Quando se decide parar, o jogador substitui os alpinistas por discos da sua cor. No caso de já ter um disco da sua cor na respetiva montanha onde esteve a escalar, faz subir o seu disco para o local onde parar o alpinista. Em seguida passa os dados e os alpinistas para o jogador que estiver à sua esquerda.

No entanto, o jogador pode arriscar e continuar a jogar, lançando de novo os dados e repetindo a combinação de par de dados. No caso de ter pelo menos 1 par de dados com um resultado que permita fazer subir um alpinista ou ter ainda um alpinista por colocar no tabuleiro, o jogador pode optar por continuar a jogar, no entanto, no caso dos dois resultados obtidos com os pares de dados não serem os das montanhas onde estão colocados os alpinistas e os 3 alpinistas já estarem colocados no tabuleiro, o jogador é forçado a parar, perdendo qualquer tipo de progresso atingido nesse turno.


Sempre que um jogador chega ao topo de uma montanha e decide parar, conquista o seu cume, e todos os jogadores que tenham discos nessa montanha retiram-nos. Essa montanha deixa de estar disponível para se escalar!

O primeiro a alcançar o topo de três montanhas é o vencedor!

Avaliação

Can’t Stop é um genial jogo de “arriscar ou parar”, com uma generosa dose de sorte está obviamente contraindicado a todos aqueles que são avessos à sorte. Can’t Stop é um jogo “viciante”, não pela sua elevada complexidade ou temática, mas pela capacidade de nos deixar sempre na ingrata posição de decidir se devemos continuar mesmo correndo o risco de perder toda a escala conquistada ou parar e adiar a chegada ao topo… O jogo vive desse dilema e fá-lo melhor que nenhum outro.

A versão jogada é a novíssima edição da Franjos Verlag que nos brinda com uma caixa quadrada muito equilibrada e fácil de arrumar, bem melhor que a caixa da edição da Ravensburger de tabuleiro rígido. Os alpinistas são no mínimo sui generis e pecam por serem tão grandes. Os discos em madeira são um must, em contra-ciclo com o tabuleiro que nos parece pouco apelativo e com uma paleta de cores pouco entusiasmante. Mas o jogo compensa todas essas vicissitudes! Uma compra seguríssima.


Ligações

Site da Franjos Verlag -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário