quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Análise e estreia de DETERRENCE: Equilíbrio do terror

Por Paulo Nunes


Hoje a noite tive a estreia de meu recem chegado jogo DETERRENCE da Ceilikan, mas antes de descrever as partidas farei uma breve analise do jogo.

O tema do jogo é guerra fria, quem não cochilou nas aulas de historia ou assistiu filmes como "Treze dias que abalaram o mundo" sabem do que falo, foi um periodo de tensão imensa, na qual as duas potências reinantes (EUA e URSS) quase deflagaram uma fatal guerra nuclear. E o jogo consegue trazer bem esse clima para a mesa, cada lado tem 4 cidades-chave no qual instalamos misseis nucleares, antimisseis, centros de comando e fazemos reserva de dinheiro.


Depois de certo tempo de jogo podemos deflagar um ataque atômico (e sofrer retaliação) ou finalizarmos na paz, ganhando a potência que tiver mais recursos guardados. Tambem tem lances legais como tratados temporarios de paz e contra-espionagem que fortalecem o clima de guerra fria. O lado negativo é o material utilizado de qualidade regular-baixa ( por exemplo os marcadores de acrilico ficam grudando um no outro, o manual é mal impresso com paginas meio apagadas e eu tive de plastificar o tabuleiro de papelão para não estragar a medio-longo prazo), tipico dos jogos nacionais.


Um jogo bom desses merecia um tratamento melhor. Mas vamos falar agora da jogatina... estreiamos hoje a noite, eu com o EUA e meu amigo cliver com a URSS. Foram 3 partidas: A primeira terminou com vitoria da URSS , pois ataquei Varsovia, a destrui mas não consegui defender Washington do contra-ataque nuclear.


A segunda terminou em Detente (sem ataques nucleares), vencida por mim (EUA) por ter mais dinheiro guardado (8 meus contra 6 da URSS). A terceira e ultima venci de novo (EUA) pois ataquei Omsk destruindo-a e defendi san diego com antimisseis. Em resumo o jogo agradou bastante pela mecânica e rapidez. Uma boa compra para quem gosta do tema e/ou quer um bom jogo estrategico para 2 players sem se importar muito com a qualidade dos componentes.

(Fonte e imagens)

Paulo Nunes é estudante de administração da UFPE, praticante de artes marciais, motociclista, aficcionado por segunda guerra mundial e ex-vocalista de uma banda de rock. Também é responsável pelo blog Clube do Tabuleiro de Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário