quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lançamentos 2012: Andean Abyss

Por Ricardo Stávale


A Colômbia na década de 1990 foi palco de um dos últimos exércitos guerrilheiros marxistas, barões da droga brutais e esquadrões da morte de direita. Quase falhou como um estado.


Uma década mais tarde, os marxistas tinham perdido seus principais líderes e seus santuários rurais, seus chefes de drogas grandes estavam mortos ou na prisão, e seus paramilitares estavam negociando desmobilização. O Governo tinha estendido o seu mandado para a maioria da zona rural, restaurou sua popularidade, e melhorou a economia e respeito pelos direitos humanos.


Andean Abyss leva de 1 a 4 jogadores nesta campanha multifacetada para o controle da Colômbia: guerrilheiros e policiais, seqüestro e combate às drogas, varreduras militares e terroristas.


Cada uma das quatro facções implanta capacidades distintas e táticas para influenciar os assuntos colombianos e atingir metas diferentes.


Jogadores colocam e manobram 160 peças de madeira através de um mapa colorido, explorando cartas de eventos que não podem ser totalmente previstas.


Mecânica e componentes acessíveis colocam a tônica no jogo, mas Andean Abyss também fornece um modelo cativante da insurgência e contra-insurgência na Colômbia, bem representando o controle da população, as linhas de comunicação, topologia, a ajuda, inteligência estrangeira, santuários, e uma série de outros fatores políticos, militares e econômicos.


Do designer premiado de Wilderness War e Labyrinth, e da editora GMT Games, Andean Abyss apresenta mecânicas únicas relativas a eventos e operações que garantem decisões difíceis do jogador em cada rodada.

A maioria dos 72 eventos do jogo são de dupla utilização, representando alternativas de caminhos históricos: os jogadores podem escolher uma ou outra versão do evento ou de uma matriz de operações e atividades de facção especiais.


Cada escolha tem implicações na forma como a próxima carta vai ser jogada. Não há gestão de mão: o foco está no mapa e no planejamento para o previsível e o imprevisível. Rolagens de dados são apenas uma pequena parte do jogo: a chave da vitória não é a sorte, mas a capacidade de organizar a campanha mais eficaz.


Andean Abyss fornece para 4 jogadores um contraste de papéis e condições de vitória para uma rica interação diplomática. Para 2 ou 3 participantes, os jogadores podem representar alianças das facções, ou o sistema de jogo pode controlar facções não-jogadores. Ou um único jogador como o Governo colombiano pode tentar sobrepujar os esquerdistas das FARC, a AUC de direita, e os cartéis do narcotráfico.

(Fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário