Small World tem um jeitão do jogo de PC Heroes of Might and Magic. Principalmente no visual das raças e no tabuleiro. Porém a mecânica é totalmente diferente do esquema "construir" para ter direito a determinado tipo de ser fantástico.
Neste jogo, há 14 raças fantásticas que vão desde os pequenos Halflings até os Gigantes. Passando por Homens-Rato, Trolls, Orcs, Ghouls, Elfos e Anões até classificações que não necessariamente são de “Raça” como Magos e Feiticeiros.
O legal é a quantidade de possibilidades em mesclar estas raças com os 20 possíveis poderes especiais. Você pode ter a habilidade Diplomata junto com qualquer raça. Então podemos ter Esqueletos Diplomatas ou Tritões Diplomatas... bizarro!!!
Componentes e tabuleiros excelentes, de ótima qualidade e visual agradável. Dá aquela sensação de “Mundo Pequeno” mesmo, pois chega uma hora no jogo que a falta de espaço é nítida.
No meio da partida, o tabuleiro fica tão pequeno que a visualização é confusa e há necessidade de atenção maior no momento de contar os territórios.
E cada jogador deve escolher mais de um tipo de combinação Raça x Habilidade por partida. Manter com a mesma raça desde o início é praticamente impossível. Chega um momento, que sua raça fica sem poder ofensivo ou defensivo, e ela deve entrar em Declínio. Quando o jogador declara que sua raça está em declínio, pode fazer a escolha de outra disponível.
Ganha o jogo quem possuir mais pontos de vitória no final.
Para a partida, contei com a presença do Jefferson (nosso professor de jiu-jitsu eterno) e de minha filha Alexia. Mecânica simples, onde não levamos mais do que 20 minutos para preparar o setup e explicar. Na segunda rodada, todos já sabiam as regras e o jogo desenvolveu de forma leve e divertida.
O visual engana, pois o jogo exige estratégia, principalmente na colocação das peças e na hora de trocar de raça.
A Alexia começou com Humanos e habilidade Heróicos. Eu com os Trolls e habilidade Floresta. O Jefferson escolheu muito bem: Homens-Rato com Mestre do Dragão. Logo na primeira rodada, os homens-rato espalharam pelo tabuleiro e o Jefferson abriu uma grande vantagem, que persistiu pelo resto da partida.
Cada um de nós entrou com a raça em declínio quase ao mesmo tempo. A Alexia foi a primeira escolhendo depois Feiticeiros com Acampamento. Eu fui para Amazonas com Marinheiro. E o Jefferson resistiu um pouco mais com os Homens-Rato. Quase no fim, ele trocou por Halflings com Comando.
Eu já havia dado o jogo como perdido. Porém, faltando 3 rodadas para o final, vi que havia os Ghouls com a habilidade Riqueza. Não deu outra, entrei em Declínio novamente e pontuei bastante com esta combinação.
No final, eu e o Jefferson terminamos empatados com 91 pontos, enquanto a Alexia ficou com 84.
Ótimo jogo, leve, estratégico e divertido.
Small World | Nota |
Jogabilidade | 8 |
Ambientação | 8 |
Tabuleiro | 8 |
Componentes | 10 |
Diversão | 9 |
Nota Redomanet | 8,60 |
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(fonte)
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