quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Análise: Ticket to Ride Europe

Por Ricardo Stavale do blog REDOMANET

A FunBox me aconselhou a jogar o Ticket to Ride Europe ao invés do Ticket to Ride original (que é com o mapa dos Estados Unidos). A versão Europe possui regras complementares que turbinam o primeiro Ticket to Ride lançado. As regras são bem simples, e a explicação acontece em 15 minutos.


Jogo que me surpreendeu bastante, onde a estratégia aliada com a diversão prende a atenção dos jogadores. O período que os outros jogadores esperam para poder agir novamente é extremamente curto (ponto positivo).


Ganha o jogo aquele que fizer o maior número de pontos. Você pontua cada vez que coloca seus vagões entre duas cidades. As cartas objetivos ilustram duas cidades e você ganha os pontos se conseguir cumprir esta rota. Se não conseguir até o final do jogo, perde os pontos indicados.


Cada jogador pode realizar 1 de 4 ações disponíveis:
- compra de cartas (agrupadas em cores ou a carta- coringa locomotiva)
- colocação dos vagões entre as cidades
- compra de novo objetivo
- colocação de estações


O jogo acaba assim que qualquer jogador ficar com 2 vagões ou menos em sua reserva. A soma para determinar o vencedor é: os pontos conquistados durante a partida + cartas de objetivo completas + estações não utilizadas - cartas de objetivos não completas.


Este jogo foi marcante, já que meu pai (com seus 80 anos de vida) voltou a participar. A simplicidade das regras, a falta de textos em inglês, a estratégia (que ele sempre gostou... um adversário difícil no xadrez) o atraiu para a mesa novamente.

As 3 gerações (eu, meu pai e minha filha) encontraram-se no Ticket to Ride Europe e a Alexia saiu vencedora.


Jogo de entrada na mesa, perfeito para introduzir qualquer um aos jogos modernos. Ressalto também a ótima qualidade visual do tabuleiro e dos componentes. Vale a experiência.

Ticket to Ride Europe
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
7
 Tabuleiro
9
 Componentes
8
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,40

Quer jogar Ticket to Ride: Europe? Venha para a FunBox!

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário