sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Um jogo que vai fazer a terra tremer!

E a Hidra Games, depois do sucesso de AERO, anunciou o seu próximo lançamento!


A Hidra Games está lançando este mês o título, que ganhou o nome de YN (terra em grego). É um jogo que tem como cenário o planeta Terra em sua formação.

A ideia principal do jogo é a seguinte: Há bilhões de anos - quando a Terra era uma esfera incandescente que começou a esfriar – grandes massas de rochas e outros minérios, antes em estado líquido, começaram a se solidificar, dando origem ao que hoje chamamos de crosta terreste. O magma, ainda fervente e líquido, iniciava ondas de movimento neste solo instável e estas imensas camadas rochosas colidiam e erguiam-se, dando origem ao que hoje conhecemos como montanhas. Em YN, os jogadores deverão criar cordilheiras de montanhas utilizando conjuntos de dados e são estimulados a refletir como teria sido este precioso momento de concepção da massa terrestre.

O game chega na sequência do AERO e é o segundo jogo da série de jogos abstratos da Hidra Games com a temática dos quatro elementos gregos. E alguns informantes infiltrados me contaram que o próximo título dessa série vem pegando fogo.

A coordenação do projeto YN é do Gustavo Nascimento (Tinco, AERO) e a arte ficou por conta do Marcelo Bissoli (Galáxia S.A., AERO).


E claro, que a FunBox não poderia deixar de fazer uma entrevista com a galera que está trabalhando nesse super jogo! Confira!

FunBox: Vince, após vermos o sucesso de AERO da Hidra, todos estão ansiosos para jogar a continuação da saga dos 4 elementos, o YN. Você pode nos contar um pouco mais a respeito do jogo?
Vince Vader: O YN é o jogo da Terra. É um jogo abstrato, ou seja, ele trabalha com elementos mais subjetivos. Os jogadores devem montar as cadeias de montanhas que formaram a paisagem do planeta há milhões de anos atrás; para isso, devem colocar sequências de dados no tabuleiro (estas sequências representam as cordilheiras de montanhas).


FunBox: E quais foram suas inspirações para criar o jogo?
Vince Vader: A série GIPF PROJECT foi uma referência importante. Eu acho que esta série de jogos é uma aula de como fazer bons games abstratos. Porém, a inspiração primordial veio do DOMINÓ. Se você observar bem, no YN, trabalhamos com uma montagem numérica que é baseada no clássico jogo de dominó (só que agora com dados).

FunBox: Para quem jogou e gostou do AERO, quais elementos você acha que atrairão em YN?
Vince Vader: Acho que a dinâmica do jogo e a parte estratégica. As partidas são rápidas e a re-jogabilidade alta.

FunBox: Uma curiosidade: O YN é por acaso o mesmo jogo que foi recentemente publicado como print & play na revista Ludo Brasil Magazine, ou há diferenças?
Vince Vader: O YN é completamente diferente. O que foi publicado na Ludo Magazine é o protótipo dele que eu disponibilizei como Creative Commons no meu blog, o Game Analyticz. O YN ganhou regras novas, setups diferenciados e a arte maravilhosa do Marcelo.

Eu sou super a favor dos autores lançarem prévias prototipadas dos seus games. É igual um demo com algumas telas que você baixa de um jogo de videogame. Se você gostar, pode comprar a versão finalizada. =)

Gustavo Nascimento: Realmente é um jogo completamente diferente! O YN possui muito mais interação entre os jogadores: além do grupo de dados, os jogadores colocam "marcadores" que eliminam casas do tabuleiro, prejudicam diretamente o adversário e deixam o jogo mais desafiador e interessante. Além disso, possui várias configurações iniciais para o tabuleiro.
O jogador pode ficar "marcando" o adversário para impedir que este consiga colocar os seus grupos de dados, mas o problema é que isto às vezes o prejudica também.


FunBox: E você possui outros títulos ainda não publicados que você possa nos falar um pouco a respeito?
Vince Vader: Atualmente eu estou trabalhando em um outro game abstrato, está bem embrionário mas também usa dados na sua concepção. Aliás, um grande sonho meu é criar um game para cada tipo de dado do RPG clássico.

FunBox: Gustavo, conte-nos como foi produzir o jogo! Quais foram os principais desafios?
Gustavo Nascimento: Trabalhar com o Marcelo e com o Vince é simplesmente fantástico! São profissionais experientes e com idéias excelentes e por isso tudo sai com muita fluidez. Nós conversamos muito em todos os aspectos do jogo, peças, arte e tabuleiro.

Em termos de produção, a principal preocupação foi novamente com a qualidade das peças, o que é essencial em um jogo abstrato: queríamos componentes que remetessem ao tema da Terra e que ao mesmo tempo fosse formando uma bonita composição no tabuleiro: acredito que conseguimos resultados incríveis! Ao longo da partida, os jogadores vão formando uma composição muito harmoniosa entre os componentes e o tabuleiro. Cada partida forma-se novos desenhos, como se fossem obras de arte, o que aumenta o prazer de jogar.


Decidimos utilizar dados pretos (para os jogadores) e vermelhos (para os setups), pois estes eram os que melhor se adaptavam à nossa proposta do tabuleiro, mas acho que o grande destaque ficará para o material que utilizamos para os marcadores: vamos utilizar pedras de "hematita", que é um tipo de pedra prateada e bem lisa - ela é tão bonita que é utilizada para formar algumas jóias. Esta pedra remete diretamente à natureza, a rochas, metais, este tipo de coisa. Eu nunca vi esta pedra como componente para nenhum jogo, e acho que será um dos diferenciais interessantes.

O tabuleiro será no mesmo padrão de qualidade do AERO, assim como o manual de regras, pois são jogos da mesma coleção.

Nós conseguimos bons fornecedores, todos nacionais: posso garantir que os componentes internos serão de muita qualidade, assim como o manual de regras. E, como já sabem, damos garantia de todos os componentes.

FunBox: Mais uma vez vemos uma excelente arte neste jogo. Você pode nos contar um pouco mais sobre o processo de criação da arte por parte da Vectoria? Quais foram os principais desafios?
Marcelo Bissoli: Primeiramente obrigado pela agradável oportunidade de dividir um pouco de meu trabalho com vocês. O processo de criação foi, digamos assim, divertido e compensador. Foram desenvolvidas para arte de tabuleiro umas 6 peças de proposta e obviamente uma foi escolhida e aprimorada em 3 sub-peças.


Eu colocaria que o maior desafio foi a parte usual do tabuleiro, as marcações onde as os dados são organizados ao longo da partida. Nesta etapa a gente precisa ficar atento tanto pra parte gráfica como pra usabilidade em si e para que você entenda nossa real preocupação posso lhe garantir que no mínimo foram feitas 15 opções de teste até chegarmos numa que realmente fosse usual e bonita.

Um desafio que tenho no momento é o logo. Como "YN" é composto por duas letras fica aí a importância que cada uma deve ter na composição do logo.

Mas fiquem tranquilos pois tudo que é feito com carinho e dedicação sai legal e ja adianto que estou muito envolvido com este projeto novo!

FunBox: Gustavo, onde e quando poderemos comprar o YN? Qual será o preço final?
Gustavo Nascimento: O jogo será disponibilizado para venda no final de setembro deste ano, pela Art Games. O preço provavelmente será semelhante ao preço do AERO.

FunBox: Muito obrigado pela entrevista, pessoal. A FunBox e seus amigos desejam muito sucesso ao YN e que muito em breve o jogo também faça sucesso "yn-ternacionalmente"!
Gustavo Nascimento: Gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer um agradecimento especial a todos os aficcionados por jogos de tabuleiro que compraram o AERO, porque foram eles que viabilizaram a produção do YN: " Muito obrigado por nos darem os seus votos de confiança!"
Desejamos muito sucesso à FunBox também!

(matéria em parte contribuída por Vince Vader do blog Game Analyticz e autor do jogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário