sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Descoberto jogo com mais de 1000 anos!

Por Wagner Rodrigues

E foi descoberto na zona arqueológica de Dzibilnocac, no México, um jogo de tabuleiro maia com mais de mil anos!


O jogo, ou patolli em náhuatl, era usado como meio de aposta ou até mesmo instrumento de adivinhação. A descoberta foi feita durante trabalhos de restauração no Edifício A1 (também conhecido como Palácio-Templo).

O patolli tem 50 centímetros de largura, está dividido em 58 retângulos de diversos tamanhos e em alguns destes há cruzes traçadas.

O Palácio-Templo de Dzibilnocac


Os pesquisadores mexicanos estimam que o objeto era usado entre 600DC e 900DC. Nesta época, a cidade de Dzibilnocac estava em seu apogeu.

Os maias sempre tiveram uma grande paixão por jogos de tabuleiro, porém durante o período da colonização espanhola o passatempo foi considerado proibido pela Igreja (por idolatrar ícones pagãos).

A civilização maia foi uma cultura pré-colombiana extremamente avançada (comparada aos outros povos americanos). Possuíam língua escrita, arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos bem desenvolvidos. Localizada no México e onde são hoje Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador, chegou a ser considerada uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.

Bem, enquanto este título não aparece na FunBox (rsrs tenho a impressão que nunca aparecerá, certo?), jogue Maya com a gente!

Sobre Maya: Neste jogo, recomendado ao prêmio de Jogo do Ano em 2004, você participará na construção das pirâmides de Chichen Itza e Palenque para conseguir a maior porção de ouro dos líderes maias!


Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário