terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Farrapos: Melhor Wargame Grátis de 2011

Por Wagner Rodrigues

E os brasileiros ficaram orgulhosos de mais um marco na história dos jogos de tabuleiro!

Júlio Trois, editor-chefe da Ludo Brasil Magazine anunciou ontem pelo Facebook que foi surpreendido com a comunicação que o seu board game Farrapos foi premiado como Melhor Wargame Print & Play de 2011 (dividindo o prêmio com mais 2 jogos) em uma premiação promovida pela comunidade do site americano BoardGameGeek!


O título disputou e empatou com outros 3 jogos: Battle of Mollwitz, The, April 10, 1741 (do americano Chris Salander), Sink the Carrier (do espanhol Esteban Fernandez) e Three Way Cube (da editora alemã HABA)

    


Confira a apresentação do jogo:

No dia 20 de setembro de 1835, teve início a mais longa e mais sangrenta revolução da história do Brasil. Na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, foi proclamada a República Rio-Grandense, durante quase 10 anos, tropas leais ao Império travaram épicas batalhas contra as tropas da nova República!

É campeão! [ )]

Farrapos é um board game para 2 jogadores, desenvolvido por Julio Trois, que tem como tema a Revolução Farroupilha. Durante 11 fases cada exército deverá conquistar o maior nº de cidades, somando o máximo de pontos possíveis.

Farrapos é um jogo tático, onde a estratégia militar é fundamental, cada jogador deve organizar suas tropas compostas por tiles de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Os combates são realizados ao estilo dos melhores war games, com dados e tabelas para a resolução das batalhas.

E claro que a FunBox fez uma entrevista com o Júlio! Confira!


FunBox: Olá Júlio! Primeiramente, parabéns por este grande marco na história dos jogos de tabuleiro. Conseguir uma premiação internacional é um grande orgulho para todos nós! Bem, conte-nos um pouco como foi participar desta premiação.
Júlio: Muito obrigado! Foi tudo uma grande surpresa, eu não tinha a menor idéia que estava participando, não houve inscrição, nada. Ontem à noite acessei o BGG, como sempre faço todos os dias, e havia uma mensagem, nela o pessoal me comunicava da premiação.

Pelo que pude depois ver, meus jogos Farrapos, Cisplatina e Paraguay foram indicados pela comunidade e, o Farrapos foi finalista, ganhando o prêmio empatado com outros 2 wargames.

Exemplo de partida

FunBox: Por que você acha que Farrapos foi o favorito dentre seus outros jogos?
Júlio: Pela simplicidade de sua essência. Ele é indicado tanto para jogadores que desejam jogos mais estratégicos, como os iniciantes nos wargames, as regras são simples, o mecanismo de combate é direto, balanceado, então agrada tanto os que já gostam dos wargames como os que estão iniciando.

O jogo requer muito cuidado nas ações, pois como na guerra real, no inicío as tropas Farroupilhas eram muito mais poderosas, mas na 2ª metade do jogo, isto inverte, então é preciso saber o momento certo de atacar e se defender.

O tabuleiro

FunBox: Conte-nos um pouco como foi a criação de Farrapos.
Júlio: O jogo foi desenvolvido em um período muito complexo de minha vida, eu estava morando longe da minha terra (Porto Alegre) e estava passando por um momento de muita saudade... quando comecei a desenvolver o jogo, tudo foi muito intenso, a história da Revolução Farroupilha é muito intensa para nós gaúchos, há muito orgulho das pessoas que lutaram na guerra. As vezes é difícil para as pessoas entenderem esta nossa relação histórica, alguns acham que é porque os gaúchos gostam de ser independentes, mas não, o fator principal é a questão mais abrangente, liberdade, sonhos, querer um futuro melhor para seus filhos...

Com base nestes sentimentos, desenvolvi o jogo, incialmente ele possuia cartas, usando uma mecânica que desenvolvi em outro jogo meu, um card game, mas o resultado ficou muito baseado na sorte, então resolvi começar do zero, foquei na estratégia, apesar de possuir dados, o jogo é baseado em um tabela de combate simples, mas bem balanceada, que diminui drasticamente o fator sorte.

Peças do jogo

FunBox: Existem chances de vermos Farrapos sendo um dia publicado por alguma editora?
Júlio: O sonho sempre existe, mas sei que é muito difícil, o foco das editoras não são jogos de guerra ou históricos... Já recebi algumas sondagens, mas não passou disto, mas não desisto, pode ser que mais adiante o senário mude, e haja um interesse no Farrapos.

FunBox: Júlio, muito obrigado pela entrevista e com certeza a FunBox e seus leitores estão torcendo para que você ganhe muitas outras premiações! Para terminar, conte-nos um pouco sobre seus planos para o futuro!
Júlio: Muito obrigado, estou muito feliz e, receber palavras amigas é melhor ainda!

Estou trabalhando na finalização de mais um jogo, ele é ambientalizado na época das minas de ouro e diamante em Minas Gerais, é um jogo bem leve, com uma mecânica conhecida, com algumas alterações que conferem mais estratégia ao jogo e uma maior interação.

Também estou trabalhando em um jogo sobre a Revolução Industrial na França, tá ficando bem legal, é um jogo econômico, acho que o pessoal vai gostar!

Os dois jogos serão lançados print & play ainda este ano.

Agradeço muito a oportunidade de falar a seus leitores!


E agora, clique aqui para fazer o download de Farrapos!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário