quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Diplomacy

Por Evaldo Vasconcelos

Um jogo com mais de 50 anos de história.


Diplomacy é um jogo de estratégia criado por Allan B. Calhamer. Segundo o autor, a ideia central do jogo surgiu em 1945. Em 1954 ele já estava completo, mas, somente em 1959, o jogo foi lançado comercialmente.

Sua principal diferença em relação a outros wargames é a sua fase de negociação. Diferente da maioria dos jogos de guerra, a diplomacia tem um papel muito mais importante. Os jogadores levam muito tempo entre uma fase de combate e outro negociando suas ações e movimentações de tropas.

Outra característica marcante é a ausência de dados ou mecanismos que gerem resultados aleatórios nos "combates". Após a fase de movimentação de tropas, vence uma "batalha" quem tiver mais tropas numa província.

O cenário do jogo é a Europa, pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Cada jogador controla uma das potências da época (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Itália, Rússia e Turquia). Cada um deve mover suas tropas iniciais para tentar controlar novas províncias e tomar o controle de "centrais de suprimentos" e através deles criar mais tropas para tentar atingir o objetivo do jogo: controlar 18 das 36 "centrais de suprimentos" do tabuleiro.


Diplomacy foi o primeiro jogo publicado comercialmente a ser jogado em grande escala por correio (PBM). Antes dele, apenas xadrez tinha um volume considerável de jogadores por correspondência. O jogo chegou a ter também uma série de fanzines. Na década de 1970 chegou a ter campeonatos organizados. No final dos anos 80, com a popularização da Internet, chegou a ser jogado também por email (PBEM).

Apesar de todo o sucesso alcançado o jogo teve sua primeira tiragem de 500 unidades foram pagas pelo próprio designer, após o jogo ser rejeitado por diversas empresas. A segunda tiragem foi produzido pela empresa Game Research/Design. Na década de 70 os direitos foram compradas pela Avalon Hill que o publica até hoje.

No Brasil, o jogo chegou a ser lançado com o nome de 1914 e depois Diplomacia pela Grow.

A Ludo Brasil Magazine, edição 13, trará uma resenha detalhada sobre a mecânica do jogo. Aguardem!

Quer conhecer Diplomacy? Venha jogá-lo na FunBox!

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

3 comentários: