segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Grow: Pioneira em jogos para adultos no Brasil

Por Ricardo Stávale

A GROW foi fundada em agosto de 1972, por quatro engenheiros recém-formados pela Escola Politécnica da USP.


Através da observação do mercado e de conversas com amigos, os sócios constataram que os jogos para adultos disponíveis no Brasil naquele momento eram basicamente importados e não possuíam uma distribuição eficiente. Apresentava-se aí uma interessante possibilidade de negócios.

Caixa do War lançado em 1972

O nome Grow é formado pela junção das iniciais dos quatro fundadores da empresa: Gerald, Roberto, Oded e Valdir Grajew. Por uma questão de "sonoridade", o V de Valdir foi substituído por W, ficando Grow Jogos e Brinquedos S.A.

Jogo RPM, de 1982
A Grow, então, iniciou suas atividades em outubro de 1972 com o lançamento do jogo para adultos WAR, o primeiro jogo de estratégia do Brasil e que é um grande sucesso até hoje. O War foi lançado com visual diferente do original estrangeiro, o jogo Risk.

Desafino, sucesso de 1989
A empresa operava numa pequena garagem com apenas quatro colaboradores, que montavam os jogos manualmente, em pequenas quantidades. As vendas eram realizadas pelos próprios sócios, que iam pessoalmente de loja em loja oferecer o produto. O jogo foi muito bem-aceito pelos lojistas e consumidores e, em pouco tempo, se tornou um sucesso de vendas.

Super Trunfo

Assim, já em janeiro de 1973, a Grow lançava seu segundo produto, o jogo "Diplomacia", que também veio a ser um grande sucesso.


Em 1974, a Grow se consolidava como líder no segmento de jogos para jovens e adultos no Brasil. Jogos como "O Jogo das Nações", "Cartel" e "O Jogo do Poder" se tornaram clássicos e tornaram a Grow conhecida em todo o país. A partir daí, a Grow partiu para a diversificação de sua linha de produtos através de vários outros lançamentos, voltados também para o público infantil, baby e pré-escolar.


Jogos como "Super Trunfo", "Lince", "Can-Can" e "Imagem & Ação" foram lançados e se tornaram grandes clássicos, que estão no mercado com muito sucesso até hoje. Hoje são mais de 300 itens diferentes produzidos na fábrica localizada em São Bernardo do Campo / SP, cobrindo as mais diversas faixas etárias, em diversas categorias de jogos, brinquedos e quebra-cabeças.


A Grow também foi responsável em publicar no Brasil a primeira edição (em português lusitano) do RPG Dungeons & Dragons.


A Grow se orgulha em ser uma empresa genuinamente nacional, fundada e administrada por brasileiros, e que produz seus produtos no Brasil. Além disso, seu pioneirismo demonstra por que ela se tornou sinônimo de produtos diferenciados e inteligentes.


Graças ao eficiente trabalho de seus colaboradores, essa mentalidade inovadora está presente até hoje, fazendo da Grow uma das empresas de maior destaque no mercado de brinquedos do Brasil.


Em 2011, a Grow lançou no Brasil o jogo Colonizadores de Catan, sucesso mundial de jogos de tabuleiro moderno.


Está previsto para 2012 o lançamento de outro sucesso mundial pela Grow: Carcassonne.


Os jogos da Grow tiveram grande influência em minha vida desde que fui apresentado ao War e joguei minha primeira partida com 9 anos de idade junto com meu pai e um grupo de amigos dele. Isto aconteceu em 1982.


Guardo muitas lembranças boas dos jogos da Grow, principalmente nos anos 80. Só tenho que agradecer a empresa Grow por ter trazido ao Brasil este hobby magnífico. Ainda visito as lojas de brinquedos a procura dos jogos de tabuleiro, e a Grow é a empresa nacional que sempre me surpreendeu com seus lançamentos.

Obrigado Grow!!!

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

2 comentários:

  1. Então me responda por que não lançar novamente Dungeons & Dragons... seria um enorme sucesso de vendagem!!!

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    1. Olá! Acreditamos que seja por uma questão de direito autoral. D&D é uma marca da Wizards of the Coast, a qual a Hasbro é a dona. Não vemos a Hasbro liberando esta licença em um futuro próximo para outra empresa. Bem, essa não é uma resposta oficial da Grow, obvio, mas é o que suspeitamos [ )]

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