segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Entrevista com a Estrela!

Por Gabriel Lopes

Olá pessoal! Converso hoje com o diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes.


FunBox: Olá Aires e obrigado pelo seu tempo para nossa entrevista! Vamos às perguntas! Quais os planos para lançamentos do ano de 2012 ?
Aires: Ainda não podemos revelar, mas estamos preparando muitas novidades que serão apresentadas na feira Abrin, a feira nacional de brinquedos, que acontece de 9 a 12 de abril no Expo Center Norte


FunBox: Algumas empresas do ramo estão trazendo jogos de fora para cá (Colonizadores de Catan no caso da Grow e Horse Fever no caso da Galapagos Jogos), o que a Estrela acha disso, e existe alguma chance da Estrela trazer algum jogo de fora para cá ?
Aires: O mercado é muito democrático e há espaço para todos. A Estrela completa 75 anos em 2012. Neste tempo, construímos uma bela história em jogos de tabuleiro e por isso nossa tendência é apostar nestes grandes clássicos em versões repaginadas e atualizadas ao gosto do consumidor atual. Também valorizamos criadores brasileiros de jogos através do Concurso de Criação de Brinquedos da Revista Espaço Brinquedo. Escolhemos entre os vencedores um produto que possa ser viabilizado e que tenha relação com nossa linha de produtos e colocamos no mercado. Quanto aos produtos e referências que vêm de fora, estamos sempre checando a possibilidade de trazer aos consumidores produtos atraentes e divertidos. Pesquisamos tendências e novos produtos em feiras internacionais por todo o mundo, inclusive nossa diretoria está presente na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, que é uma das mais importantes do mundo.


FunBox: Como está o mercado de jogos no Brasil, visto que hoje em dia as crianças querem cada vez mais jogos eletrônicos deixando os analógicos um pouco de lado?
Aires: Ao longo da história, percebemos que o brinquedo é um reflexo da sociedade. Se traçarmos uma linha do tempo, é possível verificar que as brincadeiras são clássicas, mas a forma de brincar é que muda. A Estrela começou em 1937 produzindo bonecas de pano. Com o desenvolvimento da indústria termoplástica, o vinil passou a fazer parte dos brinquedos, depois com o crescimento da indústria mecânica, os brinquedos passaram a ter movimento. A eletrônica é a menina dos olhos no momento e trabalhamos para incorporá-la aos produtos. Esta é uma tendência do mercado bem como o uso de plataformas digitais como computador, celular, tablet.


FunBox: Hoje qual é o produto mais vendido? E qual o motivo de seu sucesso ?
Aires: É o Banco Imobiliário. O Banco Imobiliário é clássico que está em nossa linha desde 1944. Ao longo de sua história, ele teve e tem várias versões ligadas a licenciamentos. Tem Banco Imobiliário da Turma da Mônica, por exemplo, tem o Banco Imobiliário com pontos turísticos brasileiros, uma versão tendo a sustentabilidade como tema e o Super Banco Imobiliário, que substitui as notas de dinheiro em papel por cartões de crédito e débito. A atualização de nosso grande clássico, que certamente é o brinquedo mais vendido da história do brinquedo no Brasil, fez tanto sucesso que ganhou o prêmio de Brinquedo do Ano em 2010 em premiação organizada por profissionais do setor. Seu sucesso continuou em 2011 e esperamos que perdure por este e pelos próximos anos.

Quem não se lembra deste comercial?

FunBox: Qual o estilo de jogo que mais atrai compradores brasileiros?
Aires: Os jogos de tabuleiro. Estes jogos têm uma característica particular. Eles proporcionam a sociabilização. A interação hoje é um recurso muito valorizado. As crianças ficam muito sozinhas confinadas em suas casas e apartamentos. O jogo de tabuleiro acaba funcionando como um instrumento para promover encontros com amigos e momentos aprazíveis em família. Além de serem entretenimento para as crianças, eles também geram muito interesse de adolescentes e jovens adultos.


FunBox: Aires, muito obrigado mais uma vez pelo tempo cedido. Desejamos muito sucesso para a Estrela e muitos lançamentos bacanas em 2012!

Gabriel Lopes mora em Santos e por muito tempo foi viciado em Magic: The Gathering. Há um tempo entrou de cabeça no mundo dos boardgames, e fica cada dia mais viciado. Fã de dungeon crawlers e eurogames pesados.

3 comentários:

  1. Faltou culhões para perguntar a respeito da pirataria praticada pela estrela em relação aos jogos da Hasbro !!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a Estrela uma empresa sem criatividade, bem estabelecida no Brasil que infelizmente produz jogos de péssimo acabamento e ano após ano reutiliza ad infinitum os mesmos temas - 'Banco Imobiliário' sucesso desde 1944!?

    Eu acredito que empresas como esta acabaram fazendo um desserviço aos Brasileiros, ignorantes ao longo dos anos do rico universo em opções disponíveis na Europa e EUA.

    Sinceramente acho que a Estrela precisa se reinventar e melhorar seu padrões de qualidade para acompanhar um público consumidor mais educado.

    ResponderExcluir
  3. Eu já começo a ler isso dando risada...

    O entrevistador pergunta quais os planos/novidades para 2012..e ele responde

    "Ainda não podemos revelar..."
    Dae embaixo o editor coloca uma foto dos jogos de sempre (banco,detetive,jogodavida)... A gente já sabe o que vai vim na abrin pela estrela!!! Como sempre...vai vim outras versões dos mesmos jogos.

    "Tem Banco Imobiliário da Turma da Mônica, por exemplo, tem o Banco Imobiliário com pontos turísticos brasileiros, uma versão tendo a sustentabilidade como tema e o Super Banco Imobiliário"

    HauHuauhAuhAUhAuhAuhuaHUAHuaHUahuAuhAUHAuhau

    "fez tanto sucesso que ganhou o prêmio de Brinquedo do Ano em 2010 em premiação organizada por profissionais do setor."

    hAuhAuhAuhAuhAuhAuhauhauhAuhauhAuAuhAuhAuhAuhA

    ResponderExcluir