sábado, 18 de agosto de 2012

Lançamentos 2012: Divided Republic

Por Ricardo Stávale


A eleição presidencial de 1860 foi uma das mais críticas da história dos Estados Unidos. Com a guerra civil iminente, o desafio era encontrar um caminho a seguir depois de anos de discurso político degenerado e o eleitorado cada vez mais dividido.


No final, depois de meses de campanha polêmica entre quatro grandes partidos e mais de uma dúzia de menores, a eleição foi ganha pelo candidato republicano, um pouco conhecido político de Illinois chamado Abraham Lincoln, que ainda não tinha sido a primeira escolha da liderança do seu partido.


Divided Republic é um jogo dirigido por cartas que representa a última calmaria antes da tempestade que viria a ser a Guerra Civil Americana. Os jogadores representam os quatro principais partidos (Sindicalistas Constitucionais, Democratas do Norte, Republicanos e Democratas do Sul) e tentar ganhar a presidência, derrotando os seus adversários com truques sujos, discursos de plataformas, e a manipulação dos principais eventos históricos.


Todo o tempo, o presidente Buchanan interfere, há motins radicais, e o país continua indo rumo à guerra civil. Se um partido ganha a eleição por atingir os 152 votos eleitorais, ou ganhando no Congresso dos EUA no caso de um empate eleitoral, a história pode muito bem mudar.
No entanto, há sempre a chance de que a população da Carolina do Sul vai finalmente explodir em rebelião aberta e separar-se, terminando o jogo, em que todo mundo perde ponto!


A duração deste jogo é de cerca de 2-3 horas, dependendo de como os eventos procedem. Literalmente qualquer um pode ganhar - não é simplesmente um corte e uma vitória republicana seca.


Este é um tipo diferente de jogo de eleição dos EUA, um jogo onde não são dois, mas quatro partes, estabelecidas em um período quando os candidatos não faziam campanha para si, e executados em uma época em que os republicanos ainda eram liberais e os democratas foram a vanguarda do conservadorismo americano tradicional.

(Fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Um comentário: