Fiz algumas alterações em cima do primeiro protótipo do jogo Cites. E para o primeiro jogo teste estava eu e minha filha Alexia.
A primeira regra alterada foi na escolha do tipo de ação que deseja fazer. Aqui são 8 cartas de estratégia com habilidades primárias e secundárias. Quem escolhe a carta tem o direito de realizar a habilidade primária. Todos os demais jogadores podem realizar a habilidade secundária se assim desejarem.
Cartas de Estratégia |
Foi incrível neste jogo de 2 pessoas a quantidade de possibilidades e o crescimento rápido do Parque. As regras de colocação dos animais não mudaram do Protótipo I.
Novo Tabuleiro |
O período do jogo agora é de 1 ano. E o vencedor é aquele que reunir maior Pontos de Vitória. Não usei as cartas de objetivo. Vamos testar mais para ver qual a necessidade destes objetivos.
Criei o conceito de Ecossistema Estável. Para ter um ecossistema estável é necessário possuir 1 tratador nele, e a soma de tamanho dos animais ser igual ou superior a 4. Quando o ecossistema estabiliza, o jogador ganha 5 pontos de vitória e tem o direito de adquirir um Patrocinador Vitalício, ou seja, este patrocínio dura até o fim do jogo e não expira com a mudança de estação. Cada valor de tamanho que supera 4 em um Ecossistema Estável concede ao jogador esta quantidade superada em Pontos de Vitória também.
Outras formas de pontuar é chegar ao nível 10 de Segurança, possuir 6 Veterinários de cada Classe Animal, chegar ao nível 50 de Popularidade, e possuir o animal certo no ecossistema certo para Reprodução. As cartas de Ladrão e Caçador continuam assombrando os jogadores que possuem baixo nível de Segurança. Nos dias de hoje infelizmente precisamos investir nisso.
No fim do ano, ao término da partida, o jogador que possuir a maior quantidade de Ecossistemas no nível 0 ganha 5 pontos de vitória. O jogador que possuir a maior quantidade de animais recebe 10 pontos de vitória. Além disso, o jogador perde 5 pontos de vitória para cada animal que estiver no Habitat Temporário e 2 pontos de vitória para cada animal na Clínica.
Há uma penalidade de 10 pontos de vitória ao deixar um animal morrer durante o jogo. Isso faz com que o jogador lute pela sobrevivência da espécie.
Um fator interessante é o jogo apresentar várias espécies não conhecidas do grande público. Esta é a parte que considero mais legal. A expressão de surpresa (“olha!!! Este bicho eu conheço!”), encatamento (“Mas que animal bonito...”) ou indagação (“que porra de bicho é esse?”) que as espécies causam nos jogadores não tem preço.
Na partida, eu terminei o ano na frente da Alexia, graças à quantidade de 5 Ecossistemas Estáveis, ao nível 50 de Popularidade e a compra de animais do tabuleiro. Ela investiu em Segurança, chegou ao nível 50 de Popularidade e espalhou seus animais em mais Ecossistemas.
Na última rodada do Inverno consegui passar à frente e abrir 8 pontos de vantagem graças a compra de um Leão Asiático que estava dando sopa no tabuleiro. Na conta final, ela possuia mais Ecossistemas e Animais, e virou o jogo.
Esta nova mecânica deixou o jogo bem mais dinâmico, tirando aquela sensação de “Mas acabou? Agora que eu estava começando a organizar...”. Os jogadores conseguem expandir rápido o Parque, mas devem usar de muita estratégia, senão esta expansão não levará a lugar algum.
Placar final - vitória da Alexia |
E o mais importante, o jogo premia quem consegue administrar melhor. Para um jogo de 2 pessoas foi aprovado. Agora é reunir um grupo maior e testar com maior número de jogadores.
E ficou bonito pacas!!!!
(fonte)
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