segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Análise: Cites (protótipo II)

Por Ricardo Stávale do blog REDOMANET

Fiz algumas alterações em cima do primeiro protótipo do jogo Cites. E para o primeiro jogo teste estava eu e minha filha Alexia.


A primeira regra alterada foi na escolha do tipo de ação que deseja fazer. Aqui são 8 cartas de estratégia com habilidades primárias e secundárias. Quem escolhe a carta tem o direito de realizar a habilidade primária. Todos os demais jogadores podem realizar a habilidade secundária se assim desejarem.

Cartas de Estratégia
As cartas possuem número de Iniciativa. Este número determina a ordem de jogada após todos escolherem a estratégia. As cartas em ordem de Iniciativa são: Banco, Zoólogo, Biólogo, Administrador, Ecoturismo, Marketing, Ong e Cites. A carta Banco determina quem ficará com o marcador de Primeiro Jogador. E quem possuir o marcador de primeiro jogador nunca pode pegar a carta Banco. Com isto, abriu-se outro tipo de estratégia de iniciativa que o Cites não possuia antes.


Foi incrível neste jogo de 2 pessoas a quantidade de possibilidades e o crescimento rápido do Parque. As regras de colocação dos animais não mudaram do Protótipo I.

Novo Tabuleiro
Lembrando que quando colocamos um animal no ecossistema não significa que estamos colocando somente 1 exemplar. Uma carta de animal representa todo um conjunto de animais da mesma espécie que o administrador do Parque tenta preservar e reproduzir.


O período do jogo agora é de 1 ano. E o vencedor é aquele que reunir maior Pontos de Vitória. Não usei as cartas de objetivo. Vamos testar mais para ver qual a necessidade destes objetivos.


Criei o conceito de Ecossistema Estável. Para ter um ecossistema estável é necessário possuir 1 tratador nele, e a soma de tamanho dos animais ser igual ou superior a 4. Quando o ecossistema estabiliza, o jogador ganha 5 pontos de vitória e tem o direito de adquirir um Patrocinador Vitalício, ou seja, este patrocínio dura até o fim do jogo e não expira com a mudança de estação. Cada valor de tamanho que supera 4 em um Ecossistema Estável concede ao jogador esta quantidade superada em Pontos de Vitória também.


Outras formas de pontuar é chegar ao nível 10 de Segurança, possuir 6 Veterinários de cada Classe Animal, chegar ao nível 50 de Popularidade, e possuir o animal certo no ecossistema certo para Reprodução. As cartas de Ladrão e Caçador continuam assombrando os jogadores que possuem baixo nível de Segurança. Nos dias de hoje infelizmente precisamos investir nisso.


No fim do ano, ao término da partida, o jogador que possuir a maior quantidade de Ecossistemas no nível 0 ganha 5 pontos de vitória. O jogador que possuir a maior quantidade de animais recebe 10 pontos de vitória. Além disso, o jogador perde 5 pontos de vitória para cada animal que estiver no Habitat Temporário e 2 pontos de vitória para cada animal na Clínica.


Há uma penalidade de 10 pontos de vitória ao deixar um animal morrer durante o jogo. Isso faz com que o jogador lute pela sobrevivência da espécie.


Um fator interessante é o jogo apresentar várias espécies não conhecidas do grande público. Esta é a parte que considero mais legal. A expressão de surpresa (“olha!!! Este bicho eu conheço!”), encatamento (“Mas que animal bonito...”) ou indagação (“que porra de bicho é esse?”) que as espécies causam nos jogadores não tem preço.


Na partida, eu terminei o ano na frente da Alexia, graças à quantidade de 5 Ecossistemas Estáveis, ao nível 50 de Popularidade e a compra de animais do tabuleiro. Ela investiu em Segurança, chegou ao nível 50 de Popularidade e espalhou seus animais em mais Ecossistemas.

Na última rodada do Inverno consegui passar à frente e abrir 8 pontos de vantagem graças a compra de um Leão Asiático que estava dando sopa no tabuleiro. Na conta final, ela possuia mais Ecossistemas e Animais, e virou o jogo.

Esta nova mecânica deixou o jogo bem mais dinâmico, tirando aquela sensação de “Mas acabou? Agora que eu estava começando a organizar...”. Os jogadores conseguem expandir rápido o Parque, mas devem usar de muita estratégia, senão esta expansão não levará a lugar algum.

Placar final - vitória da Alexia

E o mais importante, o jogo premia quem consegue administrar melhor. Para um jogo de 2 pessoas foi aprovado. Agora é reunir um grupo maior e testar com maior número de jogadores.

E ficou bonito pacas!!!!

(fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário