domingo, 6 de novembro de 2011

Flash Point: Fire Rescue

Por Neoiconoclasta do blog Strategos

Faça parte de uma brigada de bombeiros combatendo incêndios.


Os jogos de tabuleiro não param de me surpreender. Flash Point: Fire Rescue me fez lembrar de duas situações. A primeira foi em março durante o Eurogames Manaus no Saraiva Megastore. Um garoto estava jogando Carcassonne é o pai que observava começou uma conversa me perguntando:
- Para que serve esse jogo?
Eu devolvi a pergunta:
-Como assim?
Ele continuou:
-O que o meu filho ganha jogando isso?
-Bem...O objetivo do jogo é ser uma atividade de lazer. Vendo de uma forma prática, ele não ganha nada. Da mesma forma que ele não ganha nada jogando videogame ou assistindo televisão. Porém, se o senhor for analisar de uma forma mais didática, todos os jogos de tabuleiro incentivam a interação entre os participantes e, dependendo do jogo podem servir de incentivo a leitura, a busca de informações sobre o tema abordado no jogo ou até como uma fonte de interesse sobre uma profissão, pois os jogos de tabuleiro importados tem uma variedade gigantesca e abordam praticamente todos os temas.
- E tem jogos que falam sobre medicina? (Obviamente querendo incentivar o filho a seguir a carreira dele).
-Tem sim. Um dos eurogames mais famosos é o Pandemic que mostra o trabalho de uma equipe de saúde tentando deter o avanço de uma epidemia pelo mundo.

CO² do designer português Vital Lacerda

O outro caso recente foi o de uma professora de química que procurou tentando adquirir o
Jogo do Petróleo, que ela pretendia usar em uma atividade com os alunos. Quando eu expliquei que era um jogo muito antigo e difícil de conseguir, ela me questionou se haviam jogos recentes que abordassem temas de física. Na hora eu falei sobre o Black Gold, que tem uma temática parecida com o Jogo do Petróleo e o Power Grid, que fala sobre geração de energia. Fiquei de ver outros títulos e acabei descobrindo o CO² (ainda em fase de desenvolvimento).

Os dois casos mostram um dos maiores atrativos dos jogos de tabuleiro: a diversidade. Por mais que conheçamos os títulos sempre surge algo novo e diferente para agradar até os gostos mais específicos. Tenho notado isso claramente com minhas vendas. A maioria das pessoas que me procuram não vem atrás de títulos badalados como 7 Wonders e Small Word, mas de jogos obscuros e com temáticas bem diferente.

Tudo isso nos leva a Flash Point: Fire Rescue (mais um jogo lançado pela plataforma Kickstarter).

Flash Point é um jogo cooperativo onde cada jogador é um membro de uma mesma equipe de bombeiros. Literalmente: Ou todos ganham ou todos perdem.

A cada turno, os participantes tem que lidar com a tensão de combater um incêndio como: acionar ambulâncias para atender os feridos e operar os equipamentos da equipe para tentar controlar as chamas.

Outro ponto forte do título é a sua versatilidade. O jogo tem três formatos de regras e três níveis de dificuldade.

Flash Point: Fire Rescue

O jogo já está a venda e pode ter de 2 a 6 participantes (há uma versão solo). A duração média é de 45 minutos e a recomendação é para pessoas a partir de 10 anos.

Flash Point: Fire Rescue é um jogo de Kevin Lanzing.

(fonte)


Nenhum comentário:

Postar um comentário