Hoje vamos dar uma pincelada no novo (e excelente) jogo do autor sensação, Stefan Feld, o Trajan.
Ambientando na Roma antiga, esse é um jogo de gerenciamento de ações e desenvolvimento, onde os jogadores tem como objetivo crescer as diversas áreas de atuação do jogo.
Tabuleiro central com as ações e seus benefícios. |
A mecânica central do Trajan é um rondel que utiliza de forma inovadora o mesmo sistema do Mancala. Nesse rondel temos 6 casas que inicialmente contém 2 recursos cada, para realizar as ações você escolhe uma dessas casas e anda a quantidade de espaços igual a quantidade de recursos, "pingando" os recuros nas casas que você passar e realizando a ação da última casa que você parar.
As ações são o senado (pegando tiles para o final do jogo), o forum (pegando tiles para mais ações), Trajan (que pega tiles para o seu tabuleiro), comércio (mandar bens e pegar mais bens), construção (um set-colection que pode dar muitos pontos no final) e a ação militar (que dá tiles para mais ações).
Tabuleiro de cada jogador com o rondel na posição inicial. |
Todas as 6 ações possíveis ganham ponto, o grande lance do jogo é saber em qual ação focar e qual o melhor momento de tentar uma estratégia mais agressiva ou ficar marcando os adversários.
Dos últimos lançamentos do Stefan Feld, particularmente achei esse o melhor título. Cheio de decisões, várias formas de ganhar e como é costume nos jogos dele fica difícil definir o vencedor até a última pontuação do jogo. Novamente ele acertou na mosca!
(fonte)
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