domingo, 12 de fevereiro de 2012

Antigão... Elfenland bom jogo!

Por Hermes Müller

Esse é um jogo que já tem seus bons 14 anos, ganhador do Spiel des Jahres de 1998. Criado por Alan R. Moon dispensa apresentações.


Autor: Alan R. Moon
Ano: 1998
Jogadores: 2 a 6
Tempo estimado: 60 minutos
Publicado por: 999 Games, Amigo, Corfix, Midgaard;

Porque então falar de um jogo velinho??

Bom primeiro porque é um bom jogo. Depois porque muitos dos bons jogos de ontem são desconhecidos de muita gente nova que esta aportando ou retornando ao meio dos jogos de tabuleiros. Em terceiro porque sempre foi um jogo que tive vontade de jogar e ontem por fim joguei.

Então vamos ao jogo!

Elfenland é um mundo élfico com vinte e uma cidades. Todos partem de uma cidade comum Elfenhold, com suas botinhas na cidade.

Nas demais vinte cidades espalhadas pelo tabuleiro e ligadas por estradas, caminhos por rios e lagos, é posicionado um peão da cor de cada jogador.

Elfenhold, início da partida.

O objetivo é conseguir recolher o maior número de peões em quatro rodadas.

Uma vez distribuídas as peças de madeira. cada jogador recebe 8 cartas que representam formas de locomoção, são eles:

  • A nuvem (boa viagem);
  • o porco;
  • o barco;
  • a bicicleta a vento ou algo similar;
  • o gigante;
  • o dragão;
  • o unicórnio.


Cartas com os meios de transporte

Cada qual com capacidade de se deslocar melhor por um dos tipos de terrenos, situação que cada jogador acompanha no cartão resumo.Após receberem as cartas agora os jogadores recebem (ao iniciar a partida) uma peça que representa uma das formas de locomoção, este deve permanecer fechada.

Em seguida são abertas tantas peças deste tipo, quantos jogadores disputam a partida. Alternadamente cada jogador pega uma destas peças e assim segue alternadamente até todos terem um total de cinco peças em sua mão (estas por sua vez são sempre abertas).

As peças que são posicionadas sobre as rotas.

Na sequência começando pelo jogadro inicial , este posiciona sobre uma das rotas uma das peças que tem em mãos, e assim segue até que todos passem a vez. Forma-se um mosaico de opções de transporte nas rotas.

A sacada aqui é montar uma rota com figuras que vc tenha cartas pois assim em média vc gastará um carta em cada estrada que venha se mover, caso não tenha a figura, deverá gastar de duas a três cartas de outros tipos. Mas isto limita a sua capacidade de recolher peões.

Uma vez distribuídas as peças, o jogador inicial faz seu movimento com a bota a partir da cidade inicial., em cada cidade que consiga passar recolhe o seu peão. Quanto melhor forem aproveitadas cartas e peças de meios de transporte, mais peões o jogador recolhe.

É interessante ressaltar que como as peças sobre as rotas são dispostas alternadamente, é bem comum algum dos seus concorrentes posicionar uma peça que você não queria na sua planejada rota. Cabe então muito improvisos e adaptações a sua pretensa rota.

Bom basicamente é isso. A cada rodada os jogadores recebem novamente até oito cartas e cinco peças de transporte. Ao final da quarta rodada o jogo termina e quem conseguir obter mais peões ganha, se empatar quem conseguir na última rodada manter mais cartas na sua mão é o vencedor.

Tem um peça para sacanear os outros muito útil, pois força o jogador a descartar uma carta adicional para passar pelo obstáculo. É para aquela sacaneada básica.

Geral do jogo

Bom é isso ai! Espero ter despertado o interesse de vocês, é um bom jogo família, muito fácil de aprender e rápido, comporta um bom número de jogadores, boa dose de estratégia e queira ou não capacidade de improvisos.

(fonte)

Hermes adora jogar e criar jogos de tabuleiros, leitura, música e boas conversas, entre outras coisas. Vive em Joinville, SC e também mantem o blog Mundo do Tabuleiro

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