domingo, 12 de fevereiro de 2012

Steve Jackson Games

Por Ricardo Stávale

Steve Jackson Games (SJG) é uma empresa de jogos, fundada em 1980 por Steve Jackson, que cria e publica jogos de RPG, tabuleiro e jogos de cartas, além de manter a revista de jogos Pyramid.


Fundada em 1980, seis anos após o nascimento de Dungeons & Dragons, e antes da popularização dos jogos de RPG, SJG criou vários jogos de role-playing e estratégia com temas de ficção científica.

Steve Jackson

SJG emprestou e expandiu as ideias desenvolvidas por empresas de jogo de estratégia, como Metagaming Concepts, Avalon Hill e TSR. Apesar dessas semelhanças, SJG teve muita personalidade e tornou-se popular com seus lançamentos.


Seus títulos iniciais eram micro jogos vendidos em sacos ziploc, e mais tarde em caixas que cabiam no bolso.


A Steve Jackson Games publica jogos de inúmeras variedades (jogos de cartas, jogos de tabuleiro, jogos de estratégia) e gêneros (fantasia, ficção científica, horror gótico).


Dentro de sua linha de produtos principal (em termos de venda) está o jogo de cartas Munchkin, seguido pelo RPG GURPS.


Em 01 de março de 1990, os escritórios da SJG em Austin, Texas foram invadidos pelo Serviço Secreto dos EUA. O manuscrito de GURPS Cyberpunk foi confiscado embora este fosse uma mera coincidência e não o verdadeiro propósito do ataque a todos. O ataque na verdade foi relacionado à Operação Sundevil, uma investigação nacional da criminalidade informática.


Mais de três anos mais tarde, um tribunal federal concedeu indenização para Steve Jackson Games, determinando que o ataque tinha sido descuidado, ilegal e completamente injustificado. O autor do jogo Cyberpunk, Bruce Sterling, discutiu o assunto em seu livro de não-ficção The Crackdown Hacker: Law and Disorder on the Electronic Frontier. O caso também ajudou a promover a criação da Electronic Frontier Foundation, bem como da geração de um novo jogo, Hacker.


Escritório

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário