sábado, 21 de janeiro de 2012

Kolejka

Por Evaldo Vasconcelos

Que tal um jogo no qual os participantes tem a missão de enfrentar uma fila para comprar 10 itens cotidianos como papel-higiênico, café e um guia turístico búlgaro?


Não é fácil como parece. As filas são longas, muitos engraçadinho tentam passer na frente e você ainda correm o risco de os produtos acabarem antes que todos sejam atendidos.

O jogo, que se chama Kolejka (Fila em polonês), foi desenvolvido pelo Instituto Memória Nacionalda Polônia (tradução livre), órgão responsável pela investigação de crimes da era comunista e por lembrar à população como a vida era difícil na época da Cortina de Ferro.

O objetivo é mostrar para as pessoas que nasceram após a queda do comunismo como era a vida na década de 80, quando um colapso econômico levou a diminuição crônica da produção e venda de produtos básicos, e aguardar em filas passou a ser algo recorrente na vida da população.


"O jogo não só trás a experiência de entrar em uma fila para a vida real, mas também evoca a atmosfera de competição e brigas que se sente em uma fila," diz Karol Madaj funcionária do setor de educação do instituto. "O jogador vai sentir a frustração do momento em que alguém passa na frente na fila, ou quando um bem acaba antes de chegar sua vez ou quando o produto procurado existe apenas em outra loja.".

Amplamente baseado em Monopoly e com um conjunto de regras que o fazem jogável por pessoas com 8 anos ou mais, o jogador avança em torno do tabuleiro na sua procura pelos itens, e cada um possui uma certa quantidade de cartas para “furar a fila”. A primeira pessoa a comprar todos os itens requisitados ganha o jogo.

Malgorzata Mazurek, um historiador econômico, disse que o jogo pode ensinar às pessoas sobre os problemas que uma vez aconteceram à economia da Polônia, além de dar o gostinho amargo do que é ter que esperar em uma fila pelos itens mais básicos.

O designer Karol Madaj já desenvolveu outros jogos de tabuleiro para ajudar a ensinar história. Em um dos seus jogos anteriores (303), os jogadores assumem o papel de um aviador defendendo o espaço aéreo inglês durante a Batalha da Grã-Bretanha.

Postado originalmente no site do jornal inglês The Telegraph

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

Nenhum comentário:

Postar um comentário