segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Il Principe ...Que tal um pouco do Renascimento?

Por Hermes Müller

Designer: Emanuele Ornella
Ano: 2005
Jogadores: de 2 a 5
Duração: aprox. 60min

O Renascimento foi um período fantástico da história humana, não que a Idade Média também não seja ... ahh, a história num todo é fantástica, ... mas quando se lê sobre este último período histórico você acaba empolgado com a época, foi rico em cultura, ciência, comércio, poder, marcou e modelou o comportamento de toda a população da Europa dos séculos XIV ao XVI.

Mas falando em jogo, foco deste blog, assunto preferido ou melhor, um dos ... Il Principe trata da disputa de poder de poderosas famílias italianas do tempo do Renascimento. São encarnadas pelos jogadores os Medici, Visconti, Carrarresi, d´Este, Gonzaga.

O tabuleiro mostra a região centro-norte da Itália com contornos políticos (fronteiras) aproximados do século XV. Cada região é cercada por cidades que tem diferentes tamanhos, são divididas em pequenas, médias e grandes.

As pequenas ficam no meio das linhas fronteiriças para a parte além tabuleiro, as médias fazem fronteira sempre com dois territórios e as grandes com três.

Geral do jogo

Temos também a área de cartas com funções especiais, que são na ordem :

  • Verde: o jogador receber uma carta de construção e adiciona as cartas abertas de seu deck ( não poderá ser uma carta verde);
  • Branco: o jogador receber 1 PV extra;
  • Vermelho: o jogador receber 1 carta de construção para a sua mão;
  • Azul: o jogador posicionar um marcador de influência sobre o tabuleiro em qualquer região;
  • Amarelo: o jogador receber dois ouros.

Cartas de ações especiais
Os demais componentes são:
  • Marcadores de influência: usados sobre o tabuleiro para marcar o controle do jogador. Um é usado para marcar os PV na escala de PV;
  • Cartas de construção: em cinco cores, cada um representa um grupo, guilda do periodo renascentista, fazendo o link para o período histórico;
  • Cartas de cidades: com diferentes caracterisiticas, que são:
    • 1. Ícone branco na parte superior da carta são os PV;
    • 2. Moedas no centro, é o custo a pagar ao construir;
    • 3. O ícone a direita são quantos marcadores de influência podem ser dispostos sobre o tabuleiro, adjacentes ( é lógico ) a cidade onde foi feita a construção;
    • 4. Na parte inferior da carta haverá uma variação de brasões que esta relacionado com as cores e brasões das cartas de construção.

Cartas de cidades
  • Temos o dinheiro nos valores de 1 e 5;
  • e por fim o marcador de jogador inicial;

O Jogo

O jogo é disputado em fases, todos fazem a fase para então seguir para a seguinte.

Fase 1
Os jogadores recebem:

  • 5 moedas,
  • 4 cartas de construção das quais escolhem duas para sua mão fechada, as outras duas são dispostas ao lado do tabuleiro também fechadas;
Fase 2
As cartas que foram descartadas pelos jogadores são agora posicionadas na parte inferior do tabuleiro junto a respectiva cor, uma sobre a outra de modo a permitir visualizar quantas cartas estão disponíveis.

Começando pelas verdes e seguindo a ordem para a direita, cada grupo de cartas é leiloado;

O leilão:
O jogador a esquerda do inicial é quem dá o primeiro lance, segue no sentido horário;
Quem passar esta fora deste leilão, quem deu lance poderá na sua vez fazer outro lance até que sobre um que recebe todas as cartas e as leva para sua mão de jogo;
O jogador que venceu o primeiro leilão será o próximo jogador inicial;

Fase 3
O Jogador que vence o leilão poderá na sequência construir. Escolhe entre uma das quatro cartas de cidades, na qual pretende construir, deverá ter o dinheiro para pagar o custo e o mix de cartas conforme as cores e quantidades indicadas.
Feito a construção poderá:
  • receber os PV indicados;
  • posicionar os marcadores de influência indicados em territórios adjacentes ao local da cidade;
As regiões, controle de área para o controle das mesmas.
A carta de cidade fica na área do jogador, aberta;
As cartas de construção usadas são posicionadas a frente do jogador abertas, são usadas na disputa pelo controle das cartas de ações especiais;

Importante : Se um jogador não pode construir, poderá descartar cartas de sua mão para sua frente sobre a mesa, cartas abertas, usadas na fase 4.


Cartas abertas pelo jogador, início da partida.

Fase 4
Nesta fase são disputadas as cartas de ações especiais. Primeiro é resolvido a carta verde, depois as demais na sequência.

As cartas de ações especiais são duas, a maior e a menor, ambas permitem o mesmo efeito, mas o jogador com a carta maior recebe 2PV adicionais nesta fase e o da menor recebe 1 PV.

O jogador para poder disputar uma carta destas, deverá ter cartas de construção da mesma cor abertas a sua frente, o jogador com mais cartas recebe a carta maior e o segundo a menor e recebe ao final da partida o respectivo efeito.

Em caso de empate na carta maior a disputa é resolvida por leilão entre os jogadores, o vencedor recebe a carta maior e o perdedor a menor. Em caso de empate na segunda carta, é feito um leilão entre os jogadores.

A partida pode terminar de duas maneiras:

  • Quando houver menos de quatro cartas de cidades abertas sobre a mesa;
  • Caso o número de cartas de construção seja menor que 20 carta;

É feita a pontuação final, quando os territórios são pontuados.

O jogador com maioria recebe 5 PV, o segundo 2 PV. Em caso de empate ambos levam 5 PV ou 2 conforme o caso.

Resumidamente é isso, o jogo roda bem, alguns pontos devem ser observados para que a partida ande conforme o previsto nas regras, principalmente ao inciar a partida com o destino das cartas ( cartas descartadas são alocadas abaixo do tabuleiro na respectiva cor da ações especial), no mais é tranquilo.

Espero que ajude!

(fonte)

Hermes adora jogar e criar jogos de tabuleiros, leitura, música e boas conversas, entre outras coisas. Vive em Joinville, SC e também mantem o blog Mundo do Tabuleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário