quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Panic Station, bom!... muito bom!!

Por Hermes Müller

Diego, Alam, Witold e a Geise, César e eu jogamos duas partidas do Panic Station.

Capa - fonte BGG

Vou falar um pouco sobre o jogo que por fim me surpreendeu. Havia jogado umas duas partidas de jogos do tipo dungeons, miniaturas ótimas, mas falta uma coisa,.... jogo!! ( torna-se repetitivo sem muito que fazer, sei que muitos curtem , mas não me agradam)

Ai jogamos o tal de Panic Station, sou sincero em dizer ... fui desconfiado, mas no final achei bem legal o conceito e mecânicas adotadas o jogo como no todo, .. tanto que jogamos duas partidas seguidas.

No Panic Station, os jogadores devem acabar com uma colméia,... ninho de umas criaturas alienígenas que infestam as instalações. Para tal cada jogador é um personagem com nome e tudo e tem um robô /avatar com a qual forma uma dupla que pode agir independente, mas em geral age como dupla mesmo, o Droid pode atacar com armas desde que tenha munição, o humano trasporta gás para defesa e eliminar a colméia.

Todos jogam contra o jogo e tem por objetivo eliminar os aliens. Recebe um conjunto de cartas formadas por três cartas de infecção (na cor do jogador), uma lata de gás e uma outra carta aleatória que forma seu deck de cartas (total de 5, minimas)

Deck do jogador, personagem, droid, cartas de recursos (mão) e cartas do scanner.

As cartas aleatórias podem ser:

  • Colete protetor protege de um ataque;
  • Faca combater aliens ou humanos;
  • Granada que se jogada em um recinto elemina as criaturas mais fracas a torna mais fracas as mais fortes (que podem sofrer dois ataques);
  • Reservatório de gás, usado para combater a infecção e por fim destruir a colméia;
  • Luneta de arma para atacar alvos afastados;
  • Scanner para veneficar se há alguem infectado;
  • Cartão de acesso que permite entrar em recintos fechados;
  • Criatura alien que cai no seu colo na sala em que esta o seu personagem ... para ataca-lo é lógico;

O jogo roda por meio de pontos de ação, tem um mecanismo interessante envolvido.

Os personagens dos jogadores podem sofrer até 4 danos, a carta é girada sempre que sofre um ferimento começando em força 4 e girando até 1 quando após é eliminada ( é o mesmo esquema de jogos de guerra com unidades em foma de blocos (a la Hammer of Scott).

Início da partida

Enquanto estes personagens tiverem até duas baixas poderão fazer 4 ações, ao ficar mais fraco reduz para três, depois dois, um e por fim eliminado. Esta situação torna o personagem menos apto reduzindo o número de ações que poderá fazer.

Bom ...todos partem de uma carta central (personagens são ali posicionados) e podem explorar uma nova sala e assim a areá de busca vai ficando maior e as situações vão se sucedendo, o objetivo das buscas e encontrar a sala ... total dos aliens.

As ações são (todas custam 1 PA) :

  • Explorar- abrir uma nova carta de sala;
  • Mover um ou os personagens, cada 1 avanço custa 1 PA par cada um;
  • Pegar carta de recurso - ai esta o perigo, entre as primeiras cartas é colocada uma carta de infecção (misturada em uma proporção de acordo com o número de jogadores), estas cartas são as descritas anteriormente;
Fazer ações, é relacionado com as cartas que o jogador tem em mãos (esta situação varia muito, mas é pagar 1 PA e usar os poderes das cartas);

Sempre que um jogador entra em uma sala e outro personagem estiver presente, são trocadas até duas cartas entre os jogadores, sempre fechadas de modo a permanecer o segredo e o suspense, desconfiança, mistério, trama... chega!!;

Vai ser inevitável, um dos jogadores ao pegar uma carta de recurso acabará por ser infectado e agora ele joga contra os humanos e tenta infectar os demais ou elimina-los.
Para preservar sua própria existência deverá, fazer tudo de maneira dissimulada e enganosa possível, pois poderá ser caçado enquanto caça os demais personagens;

A infecção ocorre, ao receber da pilha de cartas de recursos, uma carta com o desenho de contágio. Depois disto este personagem ao entrar em uma sala e provocar uma troca de cartas poderá tentar infectar os demais jogadores.

É possível verificar quem esta contaminado, também de forma secreta, usa-se um tabuleiro com duas casas, uma na qual é posicionada a carta da situação do jogador (área verde) e na outra é colocada a outra carta do jogador, todos fazem esta ação, ambas pilhas são misturadas separadamente e as cartas da área verde (condição do jogador) são reveladas, então toda carta com o contorno em vermelho significa um ser vivente infectado, em azul esta a salvo.
Esta mecânica é simples e muito funcional, ajuda a identificar os suspeitos.

O scanner, cabe honestidade dos jogadores ao usar

Também são ativados aliens por símbolos sobre cartas e ações realizadas pelos jogadores, estes aliens causam um ferimento em humanos ou rodos presentes na mesma sala, ao final da rodada e podem inclusive eliminar o droid ou o personagem se o ataque for concentrado.( vimos um cidadão ser trucidado durante a partida, infelizmente ficar´olhando os demais jogarem o resto da partida)

Situação mais para o final da partida

Os aliens, na cor cinza 1 vida, negro 2 vidas.

O movimento dos aliens é controlado por um dado indicando em que direção são movidos e é nessa que você poderá ser eliminado.
Bom é isso ai suspense, desconfiança, dissimulação mentiras, blefes, tudo e´parte deste ótimo jogo chamado Panic Station.

Não vencemos nenhuma.. só para informar.

Diego (E),César ( fundos) Witold e Geise, Alam

Acho que o texto já serve para criar água na boca de vocês .

Recomendo ao menos conhecer!!

Curioso para conhecer Panic Station? Venha hoje mesmo jogá-lo na FunBox!

(fonte)

Hermes adora jogar e criar jogos de tabuleiros, leitura, música e boas conversas, entre outras coisas. Vive em Joinville, SC e também mantem o blog Mundo do Tabuleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário