domingo, 29 de janeiro de 2012

Charon INC

Por Hermes Müller

Autores: Emanuele Ornella e Fred Binkitani
Publicado por: Gryphon Games
Ano: 2010
Jogadores: de 2 a 5
Idade: a partir dos 10 anos

Capa

Charon Inc. é bem simples, rápido, fácil de explicar e entender.

Temos um planeta dividido em diferentes áreas. Cada fronteira, na sua interseção ou no meio do segmento tem uma área para onde são colocadas as bandeiras do jogador.

Em cada área do planeta, são colocados peças de diferentes cores que representam minérios necessários para construir as instalações.

As instalações são cartas nas quais existe um desenho representativo e uma configuração de minérios necessários para efetivar a construção. A construção ao ser finalizada, é ativada e passa a valer os PV indicados na carta.

Não é permitido ao jogador ter prédios com o mesmo valor numérico, portanto parte da estratégia do jogo.

Os jogadores tem seis bandeiras que são distribuídas em casas de ação ao lado do tabuleiro. Cada casa permite uma ação específica ou durante ou ao final da rodada.

As bandeiras uma vez posicionadas são movidas para o tabuleiro,sobre as interseções formadas pelos lotes do planeta.

Cada área que contém uma certa quantidade de peças de minério é disputada, sendo que aquele que conseguir estabelecer a maior influência pelas suas bandeiras, leva os minerais.

Esta influência é definida como segue :

  • Bandeira dentro do lote vale mais que todas outras, mas sua influência é somente sobre aquele área:
  • Bandeira no meio de um segmento que divide duas áreas vale mais que bandeiras nas interseções entre quatro áreas, mas sua influência esta sobre dois lotes , onde a bandeira faz fronteira;
  • Bandeira nas interseções de quatro áreas tem o menor valor de influência, mas tem influência sobre quatro lotes do planeta.


Geral do jogo

Ao fazer a distribuição, as áreas são resolvidos uma a uma, os jogadores vão recebendo as pedras de minério de cada área.

O jogador que obteve a maior quantidade de minério passa a ser o jogador inicial e assim por diante.

Os jogadores, começando pelo inicial podem agora fazer as construções pagando os custos com o minério coletado.

Ao inciar uma rodada cada jogador recebe duas cartas de prédios que poderá construir, um delas é obrigatório colocar em aberto e qualquer jogador poderá construir, o outro permanece em sua mão.

Geral após o posicionamento das bandeiras

Ao final de quatro rodadas o jogador com mais PV é o vencedor.

Resumidamente é isso ai, o jogo é simples, fácil, mas estratégico nos momentos da colocação de bandeiras sobre ou qual área usar como função especial.

As funções especiais são :
  1. Reposicionar uma de suas bandeiras ao final da fase de disposição de bandeiras;
  2. Receber um mineral coringa que vale qualquer cor;
  3. Pegar uma das cartas especiais de construção, ai tem alguns prédios que valem 12 PV;
  4. Trocar três minério de uma cor por três de outra cor;
  5. Trocar dois minérios de qualquer cor por dois de uma cor e ao final da rodada permanecer com seies minérios na sua área de jogo, (o normal permitido são dois)

Escala ao lado do tabuleiro com as ações especiais.

Bom é isso ai , fácil e rápido mas com boa dose de estratégia.

A partir da esquerda: Diego, César e Witold


(fonte)

Hermes adora jogar e criar jogos de tabuleiros, leitura, música e boas conversas, entre outras coisas. Vive em Joinville, SC e também mantem o blog Mundo do Tabuleiro

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