sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jogo Grátis: Hexalink da Tércos

Por Hermes Müller

Esse joguinho é coisa do tipo bate e pronto. Nem lembro como... mas esbocei algumas peças, funcionamento, escrevi algumas restrições, montei um protótipo e tá saindo quentinho do forno. Jogo abstrato, campo que pouco me aventuro, mas a idéia surgiu e foi aproveitada, então esta ai ... Hexalink. Hexa de hexágono e link (conexão).

É um jogo bem simples. É um presente para quem se interessar em fazer, pois é gratuito, lógico pertence a Tércos e não pode ser produzido ou comercializado por ninguém, salvo a Tércos.

Então é o segunite.

No Hexalink os jogadores tem um grupo de peças hexagonais e numerados e por fim colorido, são seis cores sempre com hexágonos que vão do valor 0 a 6 , sete peças por cor. Tem ainda um grupo de peças na cor roxa e outras na cor preta, cada qual com uma função. As peças salvo o zero tem também uma figura em forma de triângulo, que forma a conexão para outros hexágonos, serve de limitador para posicionamento caso estas conexões não sejam obedecidas.

Geral dos componentes

A peça em roxo serve de curinga, ocupando qualquer valor em uma linha, mas deve ser posicionada conforme as conexões. Já a peça preta, premite posicionar em qualquer posição, porém não conta como uma peça em uma rede. É necessário ocupar a mesma posição com outra peça e poderá gerar a única possibilidade de um hexágono ser ocupado por dois marcadores.

O negócio e formar redes de hexágonos que podem se interceptar ou não. Estas redes formam uma série de conexões. Uma rede para pontuar deve deve ser formada por um total de seis hexágonos adjacentes e em linha, obedecendo a sequência númerica que deve ser perfeita, ou seja se começar no 0 deve ir até o 5 para formar uma linha de 6 peças.

Os links formados, imagem do protótipo.
Sempre que o jogador posicionar um hexágono, deverá ser adjacente a outro e de número maiorou menor conforme segue a orientação da linha. Sobre o hexágono poscionado pelo jogador ele pode colocar um marcador de sua cor.

Cada marcador é um ponto de influência, PI ( marcador maior vale 2PI) e ao completar uma linha esta é pontuada.

O jogador com mais PI recebe 4 PV, o segundo 2PV e o terceiro 1PV. Em caso de empate o critério de desempate é a favor do jogador que ocupa o hexágono de maior valor.

Peças de PV.

Por fim juntando todas estas restrições e condições, temos um jogo que exige concentração, sorte e perspicácia. Quem somar melhor tudo isso esta mais perto de vencer.

Área de jogo. De 2 até 4 jogadores em uma partida
Para baixar as regras e peças, use este link.

Espero que vocês gostem!

(fonte)

Hermes adora jogar e criar jogos de tabuleiros, leitura, música e boas conversas, entre outras coisas. Vive em Joinville, SC e também mantem o blog Mundo do Tabuleiro


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