quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Mestre de Go

Por Wagner Rodrigues

Esta vai para os amantes de Go!


Foi recentemente anunciado o lançamento do livro O Mestre de Go, de Yasunari Kawabata, Prêmio Nobel de Literatura.

O Mestre de Go

Para quem não conhece, Go é um jogo estratégico em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas (pretas e brancas) e tentam encurralar as peças do adversário. Sua origem vem da antiga China, há cerca de 5 mil anos. O jogo é popular no leste da Ásia. O desenvolvimento do jogo pela Internet aumentou muito a sua popularidade no resto do mundo. O nome Go se originou da pronúncia japonesa de um antigo caractere (go), mas o jogo é chamado de 囲碁 (igo) no Japão.

Yasunari Kawabata

O livro é composto por 64 reportagens escritas para o jornal japonês Mainichi Shinbun. As reportagens falam sobre os SEIS MESES (!!!) em que aconteceu o último jogo do "invencível" mestre Shusai. Esta partida tensa (e ligeiramente demorada rsrs) precisou de algumas pausas devido à saúde de Shusai.

Shusai e Minoru Kitani (seu oponente) executaram 237 movimentos.

A partida entre Yasunari Kawabata e Minoru Kitani

Não pense que o livro é somente um relato de uma partida de Go. O título vai muito além e mostra muito do lado psicológico entre os oponentes.

Vale a pena conferir!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário