sábado, 3 de dezembro de 2011

Ovni: uma expansão não oficial de AERO

Por Wagner Rodrigues

Você se lembra que poderá ser o criador da nova expansão de AERO?

Bem, eu já criei uma. E se chama OVNI!

Arte de Marcelo Bissoli

Em meio as disputas entre as correntes de ar quente e frio, agora há um OVNI (objeto voador não identificado) sobrevoando os céus. E por onde ele passar, acabará invertendo a temperatura do ar. Ar quente se tornará frio, e frio ficará quente.


A Preparação

A expansão utiliza somente uma argola transparente. A nova argola representa o OVNI que estará sobrevoando o tabuleiro.


O setup inicial do jogo muda um pouco, tendo somente 3 argolas brancas e o OVNI no centro do tabuleiro. Para determinar a posição do OVNI, é só sortear as argolas aleatoriamente e colocá-las nas posições C3, C4, D3 e D4.


O Turno

A primeira mudança nas regras do jogo é que no seu turno, ao invés de colocar uma ficha da sua cor ou uma argola branca no tabuleiro, você poderá mover o OVNI para uma casa adjacente (na horizontal ou vertical). Caso argola transparente saia de uma casa em que haja argolas e/ou fichas, todas as argolas e fichas voltam para seus donos. Argolas brancas voltam para o estoque.



Se o OVNI cair em uma casa sem argola, nada acontece (e claro, não pode mover o OVNI para fora do tabuleiro).

Porém, se ele cair em uma casa que já tenha uma argola ele ficará em cima dela e inverterá todas as cores naquela casa: tudo que era vermelho vira azul e tudo que era azul vira vermelho.  Se cair em uma casa com argola branca, somente as fichas serão invertidas.

Por exemplo, se o OVNI se move para cima de uma argola azul com uma ficha vermelha dentro:
  1. A argola azul é devolvida para o estoque do jogador azul.
  2. O jogador vermelho adiciona uma argola vermelha no lugar da azul.
  3. A ficha vermelha é devolvida para o estoque do jogador vermelho.
  4. E finalmente, o jogador azul adiciona uma ficha azul no lugar da vermelha.

Caso hajam mais fichas dentro da argola, todas mudam de cor. Por exemplo, se há 2 fichas azuis e 1 vermelha, o OVNI as mudará para 2 vermelhas e 1 azul.

OVNI sai de D4 ... 

... remove a argola branca de D4 e vai para D3 ...

... e converte a argola e fichas!
Como ilustrado ai em cima, a expansão dá agora a possibilidade de se formar um AERO com as duas cores ao mesmo tempo. Nestes casos, o jogador que moveu o OVNI define qual AERO será resolvido primeiro. No exemplo acima, ele decidiria se o jogador azul resolveria seu AERO de fichas ou se o jogador vermelho resolveria seu AERO de argolas primeiro.


Outras mudanças no jogo

Se o OVNI estiver em uma casa sem argola ninguém poderá:

  • Adicionar uma argola (colorida ou branca) naquela casa.
  • Colocar fichas dentro do OVNI.

Agradecimentos a Paulo Araneda e José Araneda por fazerem o playteste de OVNI!

Ainda não pegou sua argola para criar sua expansão de AERO? Venha hoje mesmo na FunBox e aproveite para jogar este fantástico título da Hydra Games!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário