terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Terra

Por Vince Vader

Terra é uma criação do autor Bruno Faidutti em parceria com a Days of Wonder e a UNESCO. A ideia do game foi lançada no fórum de sustentabilidade de Barcelona em 2004 e faz parte de uma campanha na qual cada jogo comprado é revertido em 1 Euro para o fundo social da UNESCO. Eu sempre uso ele de exemplo em minhas aulas sobre serious games e finalmente consegui comprar um exemplar para mostrar ao vivo.


O game é simpático e parte de uma ideia de colaboração. Os players possuem cartas com recursos que evitam tragédias sociais, políticas e ambientais; essas tragédias vão aparecendo na mesa e todos devem unir forças para evitar a catástrofe. Se os players não jogam juntos a Terra morre e todos perdem. Esse game foi a inspiração que eu e o amigo Fábio Tola usamos para desenvolver o Climate Game.


Interessantíssimo como recurso de aula e com arte e componentes bem legais. Regras super simples ajudam no uso para diferentes idades. Comprei em Lisboa/Portugal. Imagens do BGG.

(fonte)

Vince Vader é jogador de board games, card games, war games, miniature games e videogames. Game designer, também é responsável pelo blog Game Analyticz. Se é game, estou jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário