Natal já não é mais garantia de boas vendas para a gigante do setor de jogos e brinquedos.
A fabricante dos clássicos: Monopoly, Risk e Clue teve uma diminuição de 15% nas vendas do trimestre de Natal em 2010.
Segundo o site do Wall Street Jornal, esta diminuição nas vendas afastou investidores durante todo o ano o que causou uma diminuição de 28% nas ações da empresa durante este ano e 2.8% na primeira semana de dezembro. No total, as vendas da empresa atingiram 4 bilhões no ano passado.
Especialistas do setor apontam como principal problema da empresa a sua lentidão em renovar o catalogo de produtos com novos títulos e franquias. Ela também é "acusada" de deixar um de seus filões mais lucrativo de lado: Os jogos de tabuleiro. "Os jogos da Hasbro precisão de renovação e criatividade" diz Sean McGowan, analista de brinquedos da Needham & Co., que faz parte do grupo de críticos a postura empresarial da Hasbro.
Rivais estão ganhando terreno na disputa de mercado.
A Mattel, por exemplo, lançou a versão de tabuleiro do popular Angry Birds e teve um crescimento de vendas de 9% este ano.
O jogo foi o mais procurado no Google durante o fim de semana do Black Friday.
A Lego aumentou sua participação no mercado em 2.5% nos últimos dois anos.
A Hasbro se defende dizendo que não está negligenciando seus jogo (a segunda maior fonte de vendas da empresa perdendo apenas para os brinquedos para meninos como a linha Nerf). Segundo ela a estratégia que está sendo adotada é produzir filmes e séries de TV baseados em seus produtos, o que, eventualmente trariam dividendos.
Muito da energia da companhia vem sendo investida nessa estratégia que visa torna-la uma empresa de entretenimento similar a Disney, usando seu catálogo de brinquedos bem conhecidos como base de programas de TV e filmes. A empresa já colheu bons frutos com a venda de brinquedos da linha "Transformers" após os lançamentos dos três filmes.
Nos próximos filmes, a Hasbro espera receber participação das bilheterias dos filmes, algo que ainda não foi negociado nos primeiros filmes.
Rihanna no filme Battleship |
Um filme baseado em Battleship, está sendo realizado pela Universal Pictures e tem um elenco de estrela como Liam Neeson, Taylor Kitsch e a cantora Rihanna e deve estreiar em maio de 2010. Mas a Universal recentemente descartou a oferta de produzir um filmes baseados em Monopoly, Clue e Ouija.
A Hasbro também lançou The Hub, um canal de televisão voltado ao público infantil em outubro de 2010 através da compra de metade do canal Discovery Kids e pela construção de um estúdio em Los Angeles que tem uma produção inicial de 19 programas, incluindo My Little Pony e Pound Puppies.
A estratégia está atraindo telespectadores, de acordo com a empresa Nielsen Co., e eles estão conseguindo exportar os programas. Mas, a Hasbro levará pelo menos dois anos para poder avaliar se a iniciativa foi um bom investimento.
O setor de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças da empresa vendeu 9% menos nos últimos três meses na contra mão dos outros fabricantes que tiveram aumento de venda no setor segundo pesquisa da NPD Group.
Segundo o site ICV2 os prejuízos no setor de jogos só não foram piores devido ao ótimo desempenho da subsidiária Wizards of The Coast que teve um crescimento de vendas de 100% nos últimos três anos.
"O mercado americano mudou muito no setor de jogos e obviamente nos precisamos mudar" diz John Frascotti, diretor de marketing da Hasbro.
(fonte)
Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário