terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Hasbro é Abatida por Angry Birds

Por Evaldo Vasconcelos

Natal já não é mais garantia de boas vendas para a gigante do setor de jogos e brinquedos.


A fabricante dos clássicos: Monopoly, Risk e Clue teve uma diminuição de 15% nas vendas do trimestre de Natal em 2010.

Segundo o site do Wall Street Jornal, esta diminuição nas vendas afastou investidores durante todo o ano o que causou uma diminuição de 28% nas ações da empresa durante este ano e 2.8% na primeira semana de dezembro. No total, as vendas da empresa atingiram 4 bilhões no ano passado.

Especialistas do setor apontam como principal problema da empresa a sua lentidão em renovar o catalogo de produtos com novos títulos e franquias. Ela também é "acusada" de deixar um de seus filões mais lucrativo de lado: Os jogos de tabuleiro. "Os jogos da Hasbro precisão de renovação e criatividade" diz Sean McGowan, analista de brinquedos da Needham & Co., que faz parte do grupo de críticos a postura empresarial da Hasbro.

Rivais estão ganhando terreno na disputa de mercado.

A Mattel, por exemplo, lançou a versão de tabuleiro do popular Angry Birds e teve um crescimento de vendas de 9% este ano.

O jogo foi o mais procurado no Google durante o fim de semana do Black Friday.

A Lego aumentou sua participação no mercado em 2.5% nos últimos dois anos.


A Hasbro se defende dizendo que não está negligenciando seus jogo (a segunda maior fonte de vendas da empresa perdendo apenas para os brinquedos para meninos como a linha Nerf). Segundo ela a estratégia que está sendo adotada é produzir filmes e séries de TV baseados em seus produtos, o que, eventualmente trariam dividendos.

Muito da energia da companhia vem sendo investida nessa estratégia que visa torna-la uma empresa de entretenimento similar a Disney, usando seu catálogo de brinquedos bem conhecidos como base de programas de TV e filmes. A empresa já colheu bons frutos com a venda de brinquedos da linha "Transformers" após os lançamentos dos três filmes.

Nos próximos filmes, a Hasbro espera receber participação das bilheterias dos filmes, algo que ainda não foi negociado nos primeiros filmes.

Rihanna no filme Battleship

Um filme baseado em Battleship, está sendo realizado pela Universal Pictures e tem um elenco de estrela como Liam Neeson, Taylor Kitsch e a cantora Rihanna e deve estreiar em maio de 2010. Mas a Universal recentemente descartou a oferta de produzir um filmes baseados em Monopoly, Clue e Ouija.

A Hasbro também lançou The Hub, um canal de televisão voltado ao público infantil em outubro de 2010 através da compra de metade do canal Discovery Kids e pela construção de um estúdio em Los Angeles que tem uma produção inicial de 19 programas, incluindo My Little Pony e Pound Puppies.

A estratégia está atraindo telespectadores, de acordo com a empresa Nielsen Co., e eles estão conseguindo exportar os programas. Mas, a Hasbro levará pelo menos dois anos para poder avaliar se a iniciativa foi um bom investimento.

O setor de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças da empresa vendeu 9% menos nos últimos três meses na contra mão dos outros fabricantes que tiveram aumento de venda no setor segundo pesquisa da NPD Group.


Segundo o site ICV2 os prejuízos no setor de jogos só não foram piores devido ao ótimo desempenho da subsidiária Wizards of The Coast que teve um crescimento de vendas de 100% nos últimos três anos.

"O mercado americano mudou muito no setor de jogos e obviamente nos precisamos mudar" diz John Frascotti, diretor de marketing da Hasbro.

(fonte)

Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos

Nenhum comentário:

Postar um comentário