sábado, 24 de dezembro de 2011

Para quem adora Sudoku!

Por Wagner Rodrigues

Ho Ho Ho!

E a partir de hoje, estamos todos de férias na FunBox. Mas se você achou que o nosso blog ficaria também de férias, está muito enganado. Todos os dias teremos matérias fantásticas!

E para você que adoraria ganhar um jogo de natal, nós lhe trazemos Domino Sudoku!

O mestre criador de centenas de jogos de tabuleiro, Reiner Knizia disponibilizou em seu web site este novo jogo que você mesmo pode fazer em casa!


Domino Sudoku é um jogo bem leve e fácil de imprimir. Ele combina as regras clássicas de colocação de números do Sudoku com um gostinho de dominó.

Para preparar o jogo é bem simples:
  1. Embaralhe as peças de face para baixo;
  2. remova do jogo N peças (onde N é igual ao número dos jogadores);
  3. e coloque uma peça virada pra cima no centro da mesa.
No seu turno, revele uma peça e coloque-a junto às outras na mesa. A orientação dos números precisa estar na mesma direção e pelo menos um número precisa estar colocado de forma adjacente a outro existente. Nenhum número poderá ser adicionado a uma linha ou coluna que já tenha o mesmo número nela.


Depois de colocar a sua peça, você ganha pontos igual à soma dos números nas linhas e colunas onde foi colocada a peça. Quebras em linhas ou colunas não são contabilizadas

Se quando você colocar uma peça, completar uma linha ou coluna com 9 números diferentes, você ainda ganha um bônus de 10 pontos!

Depois que todos colocarem as peças, quem tiver mais pontos vence!

Dá até pra jogar sozinho. É só remover 10 peças aleatoriamente e usar uma delas como peça inicial. E aí você tenta fazer o maior número de pontos possível!

Clique aqui para baixar o PDF do jogo (em alemão)

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário