sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Jogo da Galápagos nas mãos de Dilma Rousseff

Por Wagner Rodrigues

E a Galápagos Jogos soltou ontem em seu blog uma super novidade!


Depois de participarem com a FunBox na Caminhada da Semana do Meio Ambiente este ano, agora foi a vez de trabalharem no Projeto Reciclando!

O projeto Reciclando foi iniciado a cerca de 5 meses, em parceria com a WWF-Brasil e com o MNCR, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e pela Agência Nacional de Águas.

O resultado final atingiu a todas expectativas. A presidenta Dilma Rousseff recebeu o primeiro exemplar do jogo, que foi lançado nesta quinta-feira, em São Paulo, durante a celebração de Natal de catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua.


O jogo chegou a ser mencionado pela presidenta durante seu discurso:
"Daí por que a nossa maior obsessão com os catadores – e eu acredito que este jogo aqui, ele é simbólico, o jogo Reciclando – é construir cooperativas, construir associações, é garantir que os catadores tenham a proteção de uma organização forte para, de fato, atuar na sociedade."

O jogo Reciclando foi inspirado no jogo Recicle, de Luish Moraes Coelho, publicado pela Galápagos Jogos em abril de 2011. Reciclando foi totalmente personalizado e adaptado às atividades dos catadores e das cooperativas de reciclagem, representando fielmente suas ações.

E claro, que a FunBox fez uma entrevista exclusiva com Renato Sasdelli, co-fundador da Galápagos Jogos.


FunBox: Olá Renato! Como foi a emoção de ter um jogo da Galápagos nas mãos da Presidenta da República?
Renato: Foi excelente. Reciclando já tinha 5 meses e sabíamos do potencial deste evento de natal que ocorreu.


O jogo havia sido enviado na última sexta para o gabinete do Sr. Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República.


Não sabíamos exatamente o que ia acontecer no dia do evento, e estávamos um pouco confusos na hora. Era algo que queríamos muito que acontecesse. Não foi uma grande surpresa ver o jogo sendo entregue para a presidenta. Porém foi muito mais um momento de realização.


Este foi um momento de excelente exposição da Galápagos e do jogo. Somos uma pequena empresa, com apenas 2 anos de vida, mas algo assim indica que estamos no caminho certo.


FunBox: O jogo Reciclando é exatamente igual ao Recicle? Quais são as diferenças?
Renato: O jogo foi inspirado no Recicle, mas passou por uma grande revisão da atividade real de cada agente do processo de reciclagem. Além, claro, de uma simplificação na quantidade de regras.


Nessa versão não existe mais armazém público, já que tudo que o catador coleta vai em algum momento para sua cooperativa. As cooperativas tem papel de seleção, triagem e venda de materiais recicláveis. Não cabe a ela realizar a própria reciclagem, então neste jogo você pode adquirir prensas, esteiras e biodigestores.


Após realizada a separação dos materiais recicláveis, a cooperativa tem a opção de venda para um intermediário, ou diretamente para a indústria (novo player do jogo). A indústria exige maior quantidade de recursos e normalmente as cooperativas tem que se unir para conseguir suprir essa demanda, o que dá um aspecto cooperativo ao jogo.


Reciclando não possui pontos de vitória, somente o 'track' de dinheiro, gerando o aspecto econômico, ao qual os catadores e cooperativas devem ficar atentos.


Já com relação à arte do jogo, tivemos que colocar luvas e chinelos no catador da capa.

FunBox: O Reciclando está a venda em alguma loja?
Renato: O jogo não está a venda. É uma ação de conscientização dos catadores. Foi distribuído pra os catadores que estavam no evento e também será distribuído para catadores de outras partes do país.


FunBox: Muito obrigado pela entrevista, Renato e mais uma vez, parabéns por essa belíssima iniciativa!
Renato: Obrigado FunBox e Boas Festas!


De acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, há no Brasil cerca de 700 mil catadores de rua, sendo que 35 mil são organizados. A indústria da reciclagem no Brasil movimenta em torno de 8 bilhões de reais por ano e abrange entre 300 mil e 1 milhão de pessoas que vivem diretamente da atividade.

O governo federal vai investir R$ 2 milhões para cadastrar 600 catadores e proporcionar capacitação para outros 200.

Ainda não jogou Recicle: Tempos de Crise? Pois venha jogá-lo na FunBox!

Como bom mineiro, Wagner Rodrigues é viciado em pão de queijo. Respira jogos de tabuleiro, come tutu de dados com farinha de meeples no almoço e é um dos sócios da FunBox Ludolocadora, a primeira locadora de jogos de tabuleiro do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário