terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Boardgames x Tecnologia

Por Gabriel Lopes

Com o avanço tecnológico dos dias atuais, cada vez mais se vê a digitalização de processos analógicos. Um bom exemplo disso é a transposição dos boardgames para plataformas de mídia. A questão que fica é: São esses ports tão bons quanto as versões originais? Para responder isso vamos analizar as plataformas e como elas funcionam.

O primeiro exemplo fica por parte dos jogos presentes na plataforma da Microsoft, XBox Live. Exemplos de jogos disponíveis são: Setlers of Catan, Carcassonne e Ticket to Ride. Tive a chance de testar o Catan e o que achei foi que embora o port funcione muito bem, perde-se toda a interação que o jogo promove ao ser jogado em volta de uma mesa. Durante minha partida não tive o prazer de ver a cara do meu oponente ao colocar um ladrão em sua única fonte de madeira, por exemplo.

A versão de console de Ticket to Ride
Outra plataforma a receber alguns boardgames são os tablets. Exemplos de jogos atualmente presentes são: Ascension: Chronicle of the Godslayer, Elder Sign e Carcassonne. Destes joguei Ascension e ele é bem funcional, meu único problema é o fato de ter que passar o tablet para o próximo jogador para que ele possa fazer sua jogada. Esta plataforma porém ,tira o fator da falta de interação presente nos jogos onlline.

Elder Sign: Omens no iPad

A última plataforma que vamos olhar neste post vem do futuro! Trata-se do novo Microsoft Surface, da Microsoft. A plataforma é multitoque, de modo que já podemos prever uma resolução no problema de passar o tablet para o proximo jogador. A plataforma conta também com um sistema de reconhecimento de objetos, que pode ser usado em boardgames que possuem cartas as quais devem ficar escondidas dos oponentes . Usando um bloco transparente reconhecido pelo Surface, que ao ser colocado sobre as cartas elas são reveladas.

No video a seguir podemos ver o protótipo funcionando com reconhecimento de dados reais (algo desnecessário para o funcionamento do jogo, mas que achei interessante pois muita gente gosta de rodar dados). O maior problema com tal plataforma porém é seu preço. Ela atualmente custa 15 mil dólares e acho muito difícil ver gente disposta a pagar tal preço.

Catan utilizando o sistema de esconder recursos


Gabriel Lopes mora em Santos e por muito tempo foi viciado em Magic: The Gathering. Há um tempo entrou de cabeça no mundo dos boardgames, e fica cada dia mais viciado. Fã de dungeon crawlers e eurogames pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário