quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entrevista: Rüdiger Dorn

Por Carlos Couto


Como havia anunciado pelo Face e pelo Twitter, vamos a mais uma entrevista depois de tanto tempo. E quem arrumou um tempinho para responder às nossas perguntas hoje foi o 3 vezes indicado ao Spiel des Jahres e autor de grandes jogos, o alemão Rüdiger Dorn.

Carlos Couto? Quando você começou a se interessar em boardgames e quando decidiu que era hora de fazer seus próprios jogos?

Rüdiger Dorn: Na minha infância eu joguei os clássicos (Xadrez, RISK, Gamão) – inicialmente eu modificava os jogos que não eram “redondos” na minha opinião, então em 1990 eu “criei” minhas próprias idéias – minha primeira publicação foi o jogo Cameo.

O primeiro jogo publicado, Cameo.

Carlos Couto? Você ainda tem tempo de jogar? Quais seus jogos preferidos atualmente?

RD: CLARO que sim. Meu jogo favorito em todos esses anos ainda é o Magic, the Gathering.

Carlos Couto? Na minha opinião você traz sempre umas mecânicas inovadoras (como o mercado do Diamonds Club ou a movimentação no Genoa), onde busca inspiração para tentar criar esses diferenciais?

RD: Muitas vezes penso sobre os jogos - e às vezes há um "mecanismo" novo na minha cabeça - mas naquele momento eu não sei, se essa mecânica é boa ou se ela só funciona bem na minha cabeça.

O mercado do Diamonds Club.

Carlos Couto? Como você recebeu a sua terceira indicação aos Spiel des Jahres (pelo jogo Vegas)?

RD: Eu olhei na internet e SIM! Vegas foi indicado!


Vegas sendo apresentado em Nuremberg esse ano.

Carlos Couto? O seu jogo mais consagrado, o GOA está prestes a receber um relançamento, qual a sua expectativa quanto a isso?

RD: Eu não esperava muito, para não acabar decepcionado. Tive o prazer de relançar o GOA - e agora eu estou muito feliz com o resultado.

A nova versão do excelente GOA.

Carlos Couto? Depois dos lançamentos do Waka Waka e do Vegas, já tem mais alguma coisa programada para esse ano?

RD: Sim, dê uma olhada no Il Vecchio, um maravilhoso (hehehehe) euro-game, eu estou muito orgulhoso da elegância do jogo, ele será lançado em outubro de 2012 pela Hallgames.

(fonte)

Carlos Couto é carioca, publicitário, Flamengo, curte rock'n'roll, cerveja e jogos de tabuleiro. Atualmente é responsável pelo blog E Aí, Tem Jogo? e está sempre junto nos eventos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário