quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lançamentos 2012: Ugg-Tect

Por Ricardo Stávale


Em Ugg-Tect, lançado originalmente como Aargh Tect em 2009, os jogadores trabalham em equipe para construir fabulosas – melhor dizer funcionais – estruturas de materiais mentirosos. Todos os jogadores são homens das cavernas, então eles têm apenas blocos brutos com o qual construir e só podem se comunicar através de gestos e sons primitivos. Ugungu!


Quando o jogador assume o papel de arquiteto do time, ele vê um plano de construção que mostra como os blocos devem ser colocados para a conclusão do projeto. Para fazer com que os construtores em sua equipe executem o trabalho pesado, o arquiteto deve dizer a eles que parte usar – através de gestos como pisar seus pés ou levantar os braços acima da cabeça – e o que fazer com cada bloco.


“Manungu” diz-lhes para colocar a peça na parte da frente da estrutura, ao passo que “Manungu manungu” significa para colocá-lo na parte de trás. Mover as peças para a esquerda ou direita, para cima ou para baixo, colocando-os para baixo ou girando-os – muitos detalhes precisam ser transportados com apenas alguns comandos e sua fiel (inflável) clava.

Quando o arquiteto dá um comando e sua equipe executa bem, toca-lhes sobre a cabeça uma vez para mostrar aprovação. Bata-os duas vezes, porém, e eles sabem que erraram e precisam prestar mais atenção. Eu disse, “Karungu!” (Stomp Stomp Stomp). A mais rápida – e mais precisa – equipe de arquiteto / construtores ganham a partida…


Ugg-Tect é um relançamento da Fantasy Flight Games de 4 à 8 jogadores.

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário