quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lançamentos 2012: Angola

Por Ricardo Stávale


Angola recria uma parte da violenta guerra civil de Angola, que começou em 1970 com a queda de uma potência colonial e arrastou seu caminho sangrento durante o século 21.

Angola é um jogo no qual os jogadores controlam as várias facções soviéticas e americanas que disputavam o controle de Angola de 1975 a 1976. Originalmente lançado em quantidades limitadas pela editora Ragnar Brothers no Reino Unido, Angola tornou-se rapidamente um jogo raro e muito procurado. Por quê? Angola apresenta uma série de sistemas de jogo inovadores de adivinhação que mantém os jogadores tensos, e recompensa o equilíbrio entre ousadia e cautela. A Multi-Man Publishing está atualizando este clássico com os gráficos fabulosos da linha de jogos IGS e trazendo-a para um público maior.


O mapa é dividido em áreas e unidades representam formações militares e também armas especiais, como artilharia, foguetes, tanques e aviões. Um sistema único de ativação leva os jogadores a ordenar em segredo as unidades que irão ativar. Os jogadores se revezam ativando suas unidades na ordem determinada. O resultado é como um jogo tenso de poker, com os jogadores tentando analisar o mapa e estudando os seus adversários.


O jogo é muito equilibrado, e todos os jogadores frequentemente se sentem como se fossem ao mesmo tempo à beira da derrota ou da vitória graças a um engenhoso sistema de pontos de vitória. Este sistema de pontuação recompensa os jogadores de ambos os lados.


Este relançamento de Angola é para 2 à 4 jogadores, com uma duração média da partida em 480 minutos (8 horas de jogo…!!!).


(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário