sábado, 27 de outubro de 2012

Lançamentos 2012: The Cave

Por Ricardo Stávale


Em The Cave, um jogo de tabuleiro do autor Adam Kaluza (K2), os jogadores assumem o papel de uma equipe de espeleólogos encarregada de explorar uma caverna recém-descoberta.

Os jogadores começam a partir de uma base a explorar uma caverna, túnel após túnel, efetivamente construindo o tabuleiro (a caverna). Eles têm que superar descidas íngremes, lagos subterrâneos, e lugares apertados.


Os jogadores terão a oportunidade de admirar as maravilhas do subsolo, como salões cheios de estalactites. Para tornar tudo isso possível eles devem ter suprimentos como cordas, oxigênio e baterias.


Na sua vez, cada jogador tem cinco pontos de ação para mover-se, descobrir novas partes da caverna e explorar. Eles precisam de cordas para descidas, oxigênio para explorar as partes subaquáticas, e uma câmera para fotografar as maravilhas subterrâneas. Planejar o que levar é uma das coisas mais importantes no jogo. Cada vez que seu personagem não está na base de partida, os jogadores devem usar (ou seja, jogar fora) uma fonte básica de sua mochila. Juntamente com as despesas de outros suprimentos durante a exploração, obriga os jogadores a voltar para a base de partida algumas vezes durante o jogo.


A caverna é diferente em cada jogo, e os jogadores têm de estar preparados para tudo, ou eles perderão tempo. Os jogadores ganham pontos para explorar lugares diferentes: submarinos, maravilhosas, descidas, e assim por diante – mas para ganhar eles precisam adquirir prêmios de bônus para explorar a maioria das peças de cada tipo. Isto faz a tomada de decisões durante as viagens muito difíceis.


Quando a caverna é totalmente explorada, o jogador que fez o maior esforço da maneira mais espetacular ganha o jogo.


Jogo interessante publicado pela REBEL.pl, de 2 à 5 jogadores.

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário