sábado, 27 de outubro de 2012

Lançamentos 2012: Terra Mystica

Por Ricardo Stávale


Em Terra Mystica habitam 14 povos diferentes em sete paisagens, e cada grupo é ligado ao seu ambiente natal de modo a desenvolver e crescer, devendo transformar as paisagens vizinhas em seus ambientes na competição com os outros grupos.


Terra Mystica é um jogo com pouca sorte que premia planejamento estratégico. Cada jogador controla um dos 14 grupos. Com sutileza, o jogador deve tentar governar uma área tão grande quanto possível e desenvolver habilidades desse grupo. Há também quatro cultos religiosos em que o jogador pode progredir. Para fazer tudo isso, cada grupo tem as competências e habilidades especiais.


Revezando, os jogadores executam suas ações sobre os recursos que têm à sua disposição. Edifícios diferentes permitem que os jogadores desenvolvam diferentes recursos. Habitações permitem mais trabalhadores. Casas comerciais permitem que os jogadores façam dinheiro. Templos permitem que o jogador desenvolva a religião e suas habilidades de transformação da terra.


Edifícios podem ser atualizados: habitações podem ser desenvolvidas em casas comerciais; casas comerciais podem virar fortalezas e templos, um templo pode ser atualizado para se tornar um santuário.


A proximidade com outros grupos é uma espada de dois gumes na Terra Mística. Estar perto de outros grupos lhe dá poder extra, mas isso também significa que a expansão é mais difícil e competitiva.


Jogo de Jens Drögemüller e Helge Ostertag, publicado pela Feuerland Spiele, de 2 à 5 jogadores.

(fonte e imagens)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário