segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Análise: Arkadia

Por Ricardo Stávale

A primeira coisa impressionante neste jogo são os componentes. Depois de todas as peças montadas e o setup inicial feito, já dá para perceber que o visual é o ponto forte de Arkadia.


Joguei contra minha filha Alexia. As regras foram ensinadas em 15 minutos e o jogo demorou 40 minutos.

      

Os jogadores assumem o papel de arquitetos e precisam construir um palácio em Arkadia. Para isso é necessário construir edifícios ao redor, ganhando selos das 4 famílias influentes da cidade.

      

O jogador possui 4 cartas na mão que podem ser descartadas para colocar uma peça de diferentes formatos no tabuleiro. Esta peça representa as construções. Para terminar uma construção, todos os espaços vertical e horizontal devem ser preenchidos. Os jogadores possuem miniaturas de trabalhadores que são posicionados para preencher estes espaços.


Durante o jogo, os jogadores podem trocar seus selos por ouro. Ganha o jogo aquele que possuir maior quantidade de ouro no fim da partida. A partida acaba assim que o segundo andar do palácio for construído.

Detalhe da parte superior das peças no palácio, onde estão as cores que determinam o valor de cada selo.

O legal deste jogo é saber o momento exato de vender seus selos. Cada família é representada por uma cor diferente. Através da construção do palácio, a quantidade de cores vista de cima diz o quanto vale cada selo no momento. E os jogadores possuem somente 4 chances de efetuar esta troca, basta usar as flâmulas penduradas em seu escudo.


Eu ganhei da Alexia por uma diferença grande, devido a uma jogada errada dela que abriu a chance de eu fechar 2 construções de uma só vez.


Jogo leve, para iniciantes nos tabuleiros modernos, excelente para jogar com a família. O visual é magnífico!


Arkadia
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
7
 Tabuleiro
8
 Componentes
10
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,20

(fonte)

Ricardo Stávale é caiçara de Itanhaém, arquiteto de sistemas, baixista e pai sem manual de instrução. Verdadeiro fã de jogos de tabuleiro e RPG, atualmente é responsável pelo blog Redomanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário