Em “O Vale dos Monstros”, cada jogador controla uma legião de monstros: Vampiros, Lobisomens, Esqueletos, Fantasmas, Bruxas ou Múmias.
Tivemos a oportunidade de testar o novo jogo da Galápagos e o jogo é uma grata surpresa.
O Vale dos Monstros é um jogo de Marcos Macri para dois a cinco jogadores com idade a partir de 14 anos.
O tabuleiro do jogo representa um vale onde diversas famílias estão acampadas em barracas. No início do jogo, são embaralhadas fichas que ficam embaixo das barracas e definem quantas pessoas a estão ocupando.
A cada partida, os participantes devem escolher um dos tipos de monstros. cada um deles tem uma habilidade especial.
O objetivo de O Vale dos Monstros é acumular mais pontos e, para isso, cada jogador deve gerenciar as três ações que tem direito por turno para cumular mais pontos e dificultar as ações dos outros jogadores. As ações podem ser:
- Mover um monstro - esta ação pode ter duas consequências: dominar uma barraca (para isso é necessário que não haja nenhuma pessoa adjacente), e expulsar um monstro adversário, fazendo com que a peça deles seja removida do tabuleiro.
- Revelar uma barraca. Esta ação mostra a ficha sob a barraca e quantos visitantes a estão ocupando.
- Assustar um visitante (esta ação confere aos jogadores fichas de susto, uma das formas de pontuar no jogo).
- Capturar e transformar um visitante.
- Colocar um meeple de monstro em jogo
Ao final do jogo os participantes ganham pontos por:
- Barracas dominadas,
- Monstro dentro do vale,
- Monstros nas bordas do mapa e a frente do biombo,
- Fichas de susto.
O jogo tem ainda uma variante com o vigia (uma ficha que representa um guarda tomando conta do vale e que dificulta a ação dos monstros).
Destaque para os monstreeples do jogo.
Jogo leve divertido e rápido. Recomendamos para jogadores em geral, mas principalmente para jogadores iniciantes. E aqui uma ressalva: apesar da idade sugeria ser de 14 anos o jogo pode ser facilmente ensinado para crianças a partir de 8 anos. Creio que a faixa etária é mais pela questão do tema que pela complexidade do jogo em si.
(fonte)
Evaldo Vasconcelos é amazonense, empresário, produtor e gestor cultural. Tem divulgado os jogos de tabuleiro importados no Brasil desde 2009 através do evento Eurogames Manaus e do blog Strategos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário