Opa!
Já faz um tempo que iniciei a construção do jogo Gods.
O jogo é do tipo tile placement (estilo Carcassonne) que utiliza a religião e cultos a deuses como temática.
Este jogo foi escolhido para ser construído exatamente por possuir tiles e não cartas. Desta forma eu poderia desenvolver algumas técnicas em construção deste tipo de peças.
Como eu disse, a construção foi iniciada há algum tempo e ficou parada devido a minha preguiça em fazer a caixa, mas esta semana eu retomei o trabalho.
Tiles prontos |
Como os tiles já estavam prontos, faltava a caixa e os suportes internos das peças dentro da caixa. Toda a ideia de colocação das peças dentro da caixa já estava bolada, então era só colocar em prática.
Suporte dos tiles que não são retirados aleatoreamente |
Parte de baixo do suporte |
Suporte concluído e os tiles colocados |
Para o jogo são necessários alguns marcadores para representar os cristais (espécie de dinheiro do jogo).
No desenho original estes cristais são azuis e trangulares que podem ser feitos como se fossem tiles, mas optei por utilizar alguns "cristais" azuis que eu já possuía.
Cristais orignais (esquerda), cristais utilizados |
Para utilizá-los, pensei em um suporte para poder guradá-lo dentro da caixa.
Construção do suporte dos cristais |
Suportes concluídos |
Terminados os suportes, dimensionei o tamanho da caixa e, utilizando papel sulfite mesmo (antes eu utilizava papel 180g) montei a parte inferior da caixa.
Parte de baixo da caixa em construção |
Suportes dentro da caixa ainda sem arte |
Utilizar o papel sulfite normal (75g) economiza no orçamento e sempre há disponível em qualquer lugar. E a fixação é satisfatória. Claro que será necessário utilizar um papel resistente por fora (com a arte já) para dar maior firmeza aos cantos.
Os espaços dentro da caixa são para os marcadores cúbicos de 8mm que eu ainda irei adquirir e também para todos os tiles que são retirados de forma aleatória de um saco que eu estou esperando ser concluído.
Por enquanto estamos assim.
Faltam os seguintes itens para conclusão:
- Cubos de 8mm de 4 cores;
- Tampa da caixa;
- Saco para os tiles;
- Arte da caixa;
- Imprimir manual (talvez traduzido).
Gods é um título para 2 a 4 jogadores e tem tempo médio de 45 minutos. O autor Michael Schacht (Coloretto, Zooloretto) disponibilizou os arquivos do jogo em seu site.
(fonte)
Rodrigo é paulistano, engenheiro, aspirante a músico e consultor em gestão empresarial. Adora jogos, RPG, ficção e matemática. Mantém o blog Quarto dos Jogos. |
Esses print and play estão cada vez melhores...
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