sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Jogo para fazer em casa: GODS

Por Rodrigo Guimarães

Opa!

Já faz um tempo que iniciei a construção do jogo Gods.


O jogo é do tipo tile placement (estilo Carcassonne) que utiliza a religião e cultos a deuses como temática.

Este jogo foi escolhido para ser construído exatamente por possuir tiles e não cartas. Desta forma eu poderia desenvolver algumas técnicas em construção deste tipo de peças.

Como eu disse, a construção foi iniciada há algum tempo e ficou parada devido a minha preguiça em fazer a caixa, mas esta semana eu retomei o trabalho.

Tiles prontos

Como os tiles já estavam prontos, faltava a caixa e os suportes internos das peças dentro da caixa. Toda a ideia de colocação das peças dentro da caixa já estava bolada, então era só colocar em prática.

Suporte dos tiles que não são retirados aleatoreamente

Parte de baixo do suporte

Suporte concluído e os tiles colocados

Para o jogo são necessários alguns marcadores para representar os cristais (espécie de dinheiro do jogo).

No desenho original estes cristais são azuis e trangulares que podem ser feitos como se fossem tiles, mas optei por utilizar alguns "cristais" azuis que eu já possuía.

Cristais orignais (esquerda), cristais utilizados

Para utilizá-los, pensei em um suporte para poder guradá-lo dentro da caixa.

Construção do suporte dos cristais

Suportes concluídos

Terminados os suportes, dimensionei o tamanho da caixa e, utilizando papel sulfite mesmo (antes eu utilizava papel 180g) montei a parte inferior da caixa.

Parte de baixo da caixa em construção

Suportes dentro da caixa ainda sem arte

Utilizar o papel sulfite normal (75g) economiza no orçamento e sempre há disponível em qualquer lugar. E a fixação é satisfatória. Claro que será necessário utilizar um papel resistente por fora (com a arte já) para dar maior firmeza aos cantos.

Os espaços dentro da caixa são para os marcadores cúbicos de 8mm que eu ainda irei adquirir e também para todos os tiles que são retirados de forma aleatória de um saco que eu estou esperando ser concluído.

Por enquanto estamos assim.

Faltam os seguintes itens para conclusão:
  • Cubos de 8mm de 4 cores;
  • Tampa da caixa;
  • Saco para os tiles;
  • Arte da caixa;
  • Imprimir manual (talvez traduzido).

Gods é um título para 2 a 4 jogadores e tem tempo médio de 45 minutos. O autor Michael Schacht (Coloretto, Zooloretto) disponibilizou os arquivos do jogo em seu site.

(fonte)

Rodrigo é paulistano, engenheiro, aspirante a músico e consultor em gestão empresarial. Adora jogos, RPG, ficção e matemática. Mantém o blog Quarto dos Jogos.

Um comentário: