terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Schwarzes Gold

Por Carlos Abrunhosa


Sinopse

Ao jogar Schwarzes Gold os jogadores colocam as suas peças no tabuleiro com o objetivo de as recolherem no final. Aquele(a) que recolher mais fichas no fim do jogo será declarado(a) vencedor(a).


Como se joga

No início do jogo as 60 peças pretas, os 3 barris e o comboio preto são colocados ao lado do tabuleiro (com a face 1901 voltada para cima) assim como os dois dados. Cada jogador recebe um camião e 5 torres da sua cor. Joga-se por turnos e no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogo estrutura-se em 2 fases:

1ª fase – Lançamento dos dados [Descobrir petróleo / Colocação de peças pretas / Colocação do camião / Colocação do barril];

2ª fase – Produção de petróleo.

A segunda fase só começa quando tiver a primeira fase tiver terminado.

No seu turno um jogador lança os dois dados, o valor obtido indica qual é o setor onde o jogador irá operar a sua ação (ver ilustração em baixo). No entanto, se o jogador não ficar satisfeito com o setor obtido nos dados tem a possibilidade de lançar os dados uma segunda vez, mas depois tem obrigatoriamente de jogar no setor obtido no segundo lançamento.




No exemplo de cima podemos ver em destaque o setor 6. No caso do jogador lançar os dados e obter um valor 6, a ação do jogador no seu turno terá de se realizar no setor 6. O setor 7 é o do centro do tabuleiro. Ao todo o tabuleiro está dividido em 9 setores com áreas diferentes entre si.

Depois de lançados os dados e determinado o setor de atuação, o jogador realizará 1 ação de entre 4 possíveis:

  • Descobrir petróleo;
  • Colocação de uma torre;
  • Colocação do camião;
  • Colocação do barril.


Descobrir petróleo

O jogador pode colocar uma peça preta num quadrado do setor que esteja livre, no entanto, se o jogador tiver a lançado um double nos dados, pode colocar a peça num local onde já exista outra peça. É importante perceber que as peças negras são neutras, ou seja, poderão vir a ser de qualquer jogador no fim do jogo dependendo da colocação das torres.

Colocação de uma torre

Assim como a ação anterior, o jogador poderá colocar no setor indicado pelos dados, uma torre de exploração da sua cor. Todas as peças pretas colocadas em redor de uma torre poderão vir a ser recolhidas pelo dono dessa torre.

Colocação do camião

O jogador poderá colocar o seu camião no setor indicado pelos dados, num quadrado que esteja livre. O camião irão recolher peças pretas no fim do jogo numa linha horizontal ou vertical. é muito importante saber colocar o camião para poder usufruir da sua mobilidade, que todavia é limitada pelos obstáculos (outros camiões ou torres).

Colocação do barril

O jogador pode optar por colocar um barril sobre uma peça preta já colocada previamente. O barril irá valer um ponto extra na fase de contagem dos pontos!

A primeira fase termina imediatamente após a ocorrência de uma das duas condições seguintes:

1 – Todos os quadrados de um setor estarem ocupados;

2 – Não haver mais peças pretas na reserva.

Cumprindo-se uma das condições seguintes avança-se imediatamente para a segunda fase, que consiste na recolha do petróleo produzido na primeira fase. A ordem de turno passa a ser a inversa ao ponteiro do relógio.

Na sua ordem de turno cada jogador recolhe o petróleo que estiver à volta das suas torres (8 no máximo) ou o que o seu camião conseguir recolher numa linha sem obstáculos.

Depois de recolher o petróleo, retira a fonte de produção (torre ou camião) e passa a ver ao jogador seguinte.

No final quem tiver mais peças pretas de petróleo é o vencedor! Cada peça preta e cada barril contam um ponto cada.

Avaliação

O maior problema deste jogo é que todo ele transpira a Giganten ao nível dos componentes, mas é mesmo só a esse nível por de resto estamos em presença de dois jogos distintos. E isso é mau para Schwarzes Gold (SG), mas sabendo que o jogo não tem pretensões nenhumas em relação ao estatuto de Giganten, mas é daquelas coisas…

Esquecendo que existe um jogo chamado Giganten que tem uns componentes muito parecidos com os de SG, podemos dizer que este jogo é um abstrato mascarado. Como em muitos outros jogos, o tema não desempenha nenhum valor crucial para jogabilidade do título, o que para mim não é mau nem bom é assim assim.

Gostei muito das partidas que fizemos para o considerar como um abstrato digno, e bastante entretido com um nível estratégico muito aceitável, no entanto, e dada a enorme oferta do mercado, diria que este é um daqueles jogos que aconselho a experimentar antes de comprar.


Ligações:

  • Site da Mücke Spiele -> AQUI
  • Ficha Boardgamegeek -> AQUI
(fonte)

Carlos Abrunhosa reside em Aveiro, Portugal e é professor de profissão. Adora jogos de tabuleiro e para lá do JogoEu, é organizador de eventos como o Jigajoga e o RiaCON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário